Como criar template no REAPER (ideal para produzir spots publicitários)

O Template é uma forma de organização de um projeto de produção previamente programado para abrir já num estágio mais adiantado. Uma forma de pular toda a etapa de configuração, Neste artigo quero mostrar como criar templates no REAPER e como exemplo, vou criar um template para a gravação de spots e chamadas publicitárias

Sem templates ficava tudo atrapalhado

Antes de começar uma gravação de uma chamada, eu preciso determinar em que canal será gravada a voz, quantos canais eu vou usar para distribuir a voz para que eu possa criar um efeito mais dinâmico para a minha chamada e quantas tracks eu vou usar para as trilhas sonoras que irei usar na minha chamada.

templates

Isso tudo pode demorar um bom tempo e enquanto isso o cliente que geralmente tem pressa está esperando na ante sala ou fica ligando de cinco em cinco minutos (tá bom tô exagerando: de dez em dez)

Eu acabo ficando nervoso porque o cliente deixou esse trabalho para última hora e também porque jtenho outros trabalhos a entregar.

Então faço meio que no estabano e entrego o trabalho. Meia hora depois o cliente retorna e diz que algo saiu errado na gravação. Só que agora não.

Antigamente isso acontecia muito pois eu gravava no Sound Forge e não era possível eu preparar um template que me permitisse pular toda aquela etapa chata.

Veja também como criar e utilizar as track folder em seus projetos no REAPER

Como criar templates no REAPER

Depois que passei a usar o REAPER  e aprendi a criar templates, toda aquela afobação nas gravações ficaram para trás pois eu pude organizar tudo uma única vez e salvar como um template de projeto. Agora toda a vez que eu vou gravar uma chamada publicitária, eu abro o meu template e só tenho que gravar, editar e enviar pro cliente até mesmo antes do prazo combinado. O que me deixa bem na foto hehe.

Criei a track de gravação de voz, outra para distribuir a gravação, coloquei os plugins nas tracka para processar a gravação de voz,

Fiz uma mandada do canal da voz para o side chain do compressor que inseri na track de trilha sonora, ajustei o compressor para comprimir a trilha toda a vez que a voz entra;

Equalizei a trilha para não chocar com a voz, criei uma track com efeito LSO, outra com um reverbão, outra com efeito telefone. Efeitos que serão aplicados só em determinados trechos.

Enfim preparei todo o terreno e salvei como template.

Fiz isso só uma vez. Da próxima vez que eu for gravar uma chamada dessas, é só abrir o meu template.

Veja neste outro artigo como agrupar parâmetros de canais no REAPER para controlar várias tracks ao mesmo tempo

Templates de projetos

Nessa de criar templates, eu posso criar templates para um projeto como esse que acabei de descrever, e também para os meus projetos de mixagem e masterização.

templates de projetos

Nos projetos de mixagem, eu crio as tracks para os  principais instrumentos como as peças da bateria, o baixo, o violão, a guitarra, o piano etc…, nomeio as tracks respectivamente e já coloco os plugins que irei usar para mixar cada instrumento.

Normalmente crio uma track para cada instrumento mais usual e se por ventura precisar eu duplico algumas tracks em caso de precisar para a caixa ou para a voz ou outro instrumento duplicado e também posso duplicar  tracks para acrescentar algum outro instrumento não previsto como uma flauta por exemplo.

Aí é só renomear uma duplicada com o nome de flauta e colocar a flauta nela.

Em alguns plugins eu até já faço algumas configurações como por exemplo no equalizador cortando os graves e atenuando outras frequencias que costumeiramente eu trabalho em cada instrumento.

Crio as tracks auxiliares para colocar os efeitos de reverb, delay e compressão paralela e outros e já programo o envio de sinal dos instrumentos e da voz para os seu respectivos reverbs delays ou compressão, mas ajusto o volume do send em nada para ir colocando tudo aos poucos durante a mixagem, caso contrário já iria tudo soar com efeito. Seria um caos.

Templates de tracks

Além de criar templates para vários tipos de projetos, também posso criar templates para tracks que eu posso adicionar ao projeto.

Por exemplo: posso criar uma track template para a gravação de uma guitarra com distorção colocando nela um plugin emulador de um amplificador ou gabinete, um overdrive ou coisa do tipo, deixando tudo reguladinho para somente ter o trabalho de plugar a guitarra e sair tocando e gravando.

Também posso criar tracks para os efeitos que irei usar na mixagem, com todos os plugins configurados com seus respectivos efeitos, coloco nomes cores e ícones nas tracks para identificá-las. Depois eu seleciono tudo e salvo como track template.

SALVAR COMO TRACK TEMPLATE

Quando estiver trabalhando em um projeto, eu só seleciono a minha track template e só tenho que ajustar as mandas.

Tudo isso é muito prático e rápido e eu posso me concentrar no trabalho que irei fazer sem mais demora.

Veja neste outro artigo, como aprender muito mais sobre o REAPER e dar um grande salto como produtor

Veja o vídeo como criar templates no REAPER: no exemplo um template para spot ou chamada publicitária

Assista o vídeo Auto Color Icon do Márcio Mourão

Gostou do vídeo? Gostou do REAPER?Tem mais!

Assista uma vídeo aula grátis do professor Márcio Mourão revelando muitos outros segredos do REAPER

Segredos do REAPER -Vídeo Aula grátis

 

Espero que tenha gostado desse artigo: se gostou, deixe um comentário de apoio, compartilhe com seus amigos. E se quiser continuar vendo muito mais, faça o cadastro neste blog para receber atualizações e conteúdo exclusivo em vídeo aulas e artigos sobre produção de áudio para você aplicar em seu home studio.

Abraço!

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.