Gravação de áudio em home studio: 3 modos de gravar no REAPER

Olá, neste artigo você vai ficar sabendo como trabalhar com gravação de áudio , usando 3 modos de gravar no REAPER em seu home studio

Leia o artigo completo e no final veja um vídeo complementar sobre gravação de áudio no REAPER

Existem muitas alternativas de gravação de áudio em home studio, e uma delas está relacionada ao uso do REAPER que é uma DAW (Digital Audio Workstation)

reaper

Você pode baixar, instalar e usar o REAPER na gravação de áudio em seu home studio gratuitamente.

Apesar de não ser gratuito, a Cockos (fabricante) não obriga o pagamento, deixando o usuário livre pra decidir

A licença do REAPER custa apenas 60 dólares e o software é fantástico.

>>> Veja neste outro artigo, como baixar e instalar o REAPER para trabalhar em home studio

Gravação de áudio no REAPER com voz e playback

Antes de começar a gravar no REAPER, é preciso saber como configurar as entradas e saídas da sua placa de som (interface de áudio) para que o seu microfone possa ser conectado à sua placa para a gravação de áudio e você possa ouvir o resultado da gravação depois

Essa configuração vai fazer com que sua interface de áudio possa conversar com o REAPER.

>>> Saiba como configurar o REAPER com sua interface de áudio

Depois de configurar o REAPER para gravar e reproduzir áudio pela nossa interface,

Vamos conectar um cabo de microfone em uma das entradas e um violão na outra entrada.

No meu caso estou usando uma interface Scarllet 2i2 da Focusrite que tem somente dois canais de entrada (input) e dois de saída (output)

Digamos que para começar vamos gravar apenas uma voz, usando um playback de uma música.

Com o REAPER vazio e a letra da música  em mãos vamos primeiramente criar uma track para a gravação da nossa track de voz.

>>> Neste outro artigo você pode ver como agrupar tracks em parâmetros no REAPER

A partir de agora vamos ver quais são as dicas de gravação no REAPER

3 modos de gravação de áudio no reaper

#1 – Gravando tudo de uma vez.

Em input vou escolher a entrada onde está conectado o microfone.

Neste caso a entrada left (esquerda) Clico no botão arm para monitorar o nível de entrada de sinal. Não posso deixar o nível atingir a marcação vermelha do meter pois desse modo estarei gravando o áudio com saturação que não terá como editar depois. Também não pode ficar muito baixo. O ideal é que o metter apenas encoste na faixa amarela.

Par gravar eu uso o atalho Ctrl+R no teclado do computador ou clico com o mouse no botão Record na barra de transport.

Pronto agora é só cantar a música do início ao fim.

cantar a música

#2 – Gravando em multi track

Se formos gravar toda a música de uma vez só, possivelmente vamos encontrar alguns erros na gravação.

Vamos gravar tudo de novo?

Se você for gravar tudo de novo do início ao fim possivelmente vai cometer outros erros e fatalmente poderá perder muito tempo tentando não errar nenhuma vez durante toda a gravação.

Posiciono o cursor bem no comecinho do trecho onde eu errei e crio uma nova track e faço a mesma coisa que fiz na primeira: seleciona a entrada onde está o meu mic e nem mexo ho volume da interface para ficar com o mesmo nível de entrada da track anterior.

Não posso me esquecer de deletar da primeira track

O trecho que está errado pois agora eu vou gravá-lo novamente na track de baixo.

Para deletar o trecho que está errado na track de cima eu posiciono o cursor no comecinho do trecho e clico com tecla “S” para separar do restante. Seleciono e DELETE.

Agora é só clicar em Arm

Na segunda track sem esquecer de desligar o Arm na primeira track para não gravar nas duas ao mesmo tempo. Posso fazer isso com todos os trechos que não estão bem gravados.

Depois de tudo gravado e consertados os erros, eu seleciono os trechos que estão gravados na segunda track e arrasto para os buracos da primeira track encaixando cada trecho em seu lugar perfeito.

Para unir tudo em um take só,

Eu seleciono tudo e clico com o botão direito do mouse em um dos itens e clico na opção Glue itens para juntar tudo.Como eu não vou precisar mais da segunda track e deleto.

reaper unindo os takes

#3 – Gravação em loop e multi take

Para gravar em multitrack, eu preciso estar com um microfone na frente do computador

Para pilotar a gravação e nem sempre isso é possível. Se o meu microfone está dentro de uma cabine, separada do computador eu até posso fazer dessa maneira com um outro cantor. Nesse caso eu vou ter que pilotar o cantor e o a gravação ao mesmo tempo.

O modo mais interessante de gravar o canto é o modo loop e multtake Desta maneira eu posso selecionar uma parte da música e gravá-la diversas vezes formando vários takes que posso selecionar na edição e formar o take perfeito para cada trecho da música.

Pego o trecho que eu quero gravar como por exemplo o primeiro verso da músicae seleciono toda a região clicando com o mouse em uma área vazia do projeto e arrastando o mouse demarcando o início e o fim do trecho que corresponde ao primeiro verso da música.

Agora eu clico no botão de loop da barra de transport para que o gravação retorne ao início da área selecionada. Gravo quantas vezes eu quiser esse mesmo trecho para depois eu escolher os melhores trechos de cada frase do primeiro verso.

loop multitake

>>> Saiba também sobre o recurso Copy FX Chain para copiar e colar cadeias de plugins

Veja mais dicas neste vídeo

Gostou do artigo e do vídeo? Tem mais!

Agora você pode aprender muito mais sobre o Reaper, pagando apenas 49 reais por mês, ou seja, economizando uma pizza, você poderá ter acesso ao maior e melhor conteúdo para o domínio total desta DAW fantástica e se tornar um grande profissional em home studio.

Veja no vídeo abaixo, alguns segredos do Reaper vídeo aula segredos do reaper

 

Fique atento aqui no blog pois toda a semana tem atualizações sobre home Studio e produção de áudio.

Se você não quer perder as próximas postagens, faça a inscrição neste blog para receber um aviso cada vez que tiver novidade por aqui.

Grande abraço!

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

5 Comentários

  1. MARCOS ALEXANDRE

    Muito obrigado meu amigo Sandro Chagas a vídeo aula é excelente ,bem clara precisa e com uma vasta informação para se trabalhar melhor a cada dia mais neste grande e maravilhoso instrumento de trabalho que é o Reaper .Abraço !

  2. Oi Sandro, Muito obrigado por estares compartilhando tanta coisa legal com a gente e de uma forma muito simples. Parabéns pelo trabalho!

  3. Grande Professor Jackson ex companheiro de bandas. Saudades dos velhos tempos em que queríamos ser músicos de sucesso. Altos estudos musicais heim? Abraço amigão.

  4. Anônimo

    Olá, quando gravo multi take como faço para mutar o som de uma? Me parece que vc apenas selecionou ela? aqui estão tocando todas ao mesmo tempo.

    Vlw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.