Edição de áudio no REAPER: Como copiar e colar cadeias de efeitos com o recurso copy fx chain

Um recurso muito prático de edição de áudio no REAPER é o Copy FX Chain

Leia este artigo completo e no final, veja um vídeo complementar onde eu mostro como aplicar este recurso na prática

Copy FX Chain é só mais um recurso de edição de áudio no REAPER

FX CHAIN

Em muitas situações em home studio na edição de áudio, nós acabamos sempre usando os mesmos plugins em cadeia. Aquela sequência que a gente sabe que dá certo.

Então nós criamos uma cadeia de plugins que conhecemos como fx chain e salvamos no REAPER ou em qualquer outra DAW para abrir toda vez que precisamos usá-los novamente.

Quando estamos trabalhando em uma mixagem com diversas tracks, nós temos que abrir diversas vezes o mesmo FX Chain em todas as tracks que queremos trabalhar com a mesma cadeia de plugins.

Função arrasta e solta

No REAPER ainda podemos contar com a função arrasta e solta que é a facilidade de clicar com o mouse em cima do botão FX da track pressionando a tecla “Ctrl” no computador e arrastando para outra track que queremos adicionar a mesma cadeia.

Esse recurso já é bastante bom não é mesmo mas é praticamente a mesma coisa que abrir um FX Chain em cada track.

Porém existe uma outra maneira mais rápida de fazer isso através da criação de dois atalhos no teclado do computador que irão fazer o trabalho todo em menos de dois segundos.

Copy FX Chain

Como já disse, com esse recurso, você pode criar dois atalhos no teclado: uma para copiar e outro para colar a cadeia de efeitos que você abriu em uma das tracks para todas as outras tracks que você selecionar.

No REAPER temos uma boa opção de salvar uma cadeia de efeitos como um FX Chain e acessar essa cadeia por um atalho na pasta FX Chain da janela de plugins do REAPER.COPY FX CHAIN

Porem, muitas vezes a gente vai adicionando outros plugins a uma cadeia já acessada mas não quer salvar outro FX Chain

Isso pode acabar lotando a nossa pastinha de atalhos.

Chega a um ponto que a gente fica com tanta coisa salva que se perde e não sabe nem mais que nome que deu para um determinado FX Chain.

>>> Veja neste outro artigo como criar uma sessão de playback no REAPER

Copiar um plugin para todas as tracks do projeto.

Numa mixagem, tem um plugin que eu sei que vou usar em todas as tracks, além do EQ e Comp, que é o NLS Channel.

Esse plugin simula um canal da mesa SSL.

 

 

Então para facilitar o meu trabalho e me poupar de ter que colocar ele em todas as tracks uma a uma, eu faço o seguinte:

Crio uma track e coloco esse plugin lá e depois uso os atalhos que eu criei para copiar e colar o FX Chai. Simples e rápido. Barbada.

>>> Leia neste outro artigos, os 3 modos de gravação de voz ou instrumentos no REAPER

Veja o vídeo:

Gostou do vídeo? Gostou do REAPER?

Se quiser conhecer melhor o REAPER e descobrir mais alguns segredos, assista a uma vídeo aula grátis do professor do REAPER EXPERTS Márcio Mourão.

 

AULA GRÁTIS SEGREDOS DO REAPER

Se ficou com alguma dúvida, pergunte nos comentários abaixo e não esqueça de compartilhar com os amigos.

Se quiser ficar por dentro das atualizações de artigos e vídeos deste blog, digite seu nome e e-mail na caixa abaixo para receber notificações e dicas exclusivas da lista VIP

Um grande abraço!

 

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.