Como Usar o Reverb na Produção Musical

COMO USAR O REVERB NA PRODUÇÃO MUSICAL

Olá neste artigo vou dar algumas dicas de como usar o reverb desvendando todos os seus parâmetros e controles.

O reverb na produção musical

Muitos iniciantes na produção musical encontram alguma dificuldade no uso do reverb por não conhecerem bem os seus parâmetros e também o efeito que ele pode causar num música. A tendência é sempre o uso inadequado geralmente para mais.

E as vezes é exatamente o uso inadequado das ferramentas é que estragam a nossa mix e principalmente o reverb que é um efeito de reverberação dos instrumentos.

Sua função é colocar os instrumentos dentro de um ambiente específico e isso tem que ser muito bem cuidado.

Eu já apanhei muito pro reverb mas depois de conhecer melhor os seus parâmetros e saber exatamente para quê usa-lo, fui domando essa fera e espero que este artigo possa te ajudar também.

Leia todo esse artigo que no final eu tenho uma dica especial pra você aprender a utilizar o reverb e outras ferramentas nas suas mixagens.

Aqui eu vou usar o plugin de reverb da sonitus que é do pacote nativo do Sonar mas que também pode ser instalado em outras DAWs com o pacote Ultrafunk Sonitus fx, mas você pode usar essas dicas para qualquer outro plugin pois os parâmetros são os mesmos.

As vezes muda o nome de alguns parâmetros mas o funcionamento é mesmo

Parâmetros de Reverb

Para criar ambientação para a música, temos que saber utilizar os parâmetros de reverb de maneira eficiente. Vamos então a eles:

Veja abaixo um plugin de reverb da Sonitus que possui todos os parâmetros que vamos falar aqui.

REVERB

Input 

Este parâmetro define o volume do sina original que irá passar pelo reverberador. Quando mutamos este parâmetro ouvimos apenas a causa do reverb e podemos assim verificar o que estamos fazendo.

Low Cut e High Cut

Servem para filtrar as frequência graves (low cut) e/ou as frequências agudas (high cut) do sinal que irá passar pelo reverb.

Os cortes de graves e agudos do sinal a ser reverberado deverão ser testados e analisados minuciosamente para que se aplique a medida certa.

Repare que do lado direito desses parâmetros, há um gráfico que você pode mexer com o mouse para regular.

Quer saber mais sobre equalizador e seus filtros? Então leia esse outro artigo aqui

PreDelay 

Com este parâmetro vamos controlar o tempo do atraso entre o sinal original e as primeiras reflexões. Isto é, o tempo em que o sinal leva para percorrer o ambiente, bater nas paredes e voltar.

Para salas pequenas, temos que colocar um predelay pequeno pois as reflexões irão demorar menos tempo. Para salas maiores, um predelay mais longo pois os som demorará mais tempo para emitir as suas primeiras reflexões.

Room Size (tamanho da sala)

Com este parâmetro simplesmente determinamos o tamanho da sala em que queremos colocar o nosso instrumento. Sua escala vai de 1 a 100 e quanto maior o número, maior será esta sala.

Lembre-se de que o tamanho da sala e o predelay tem que estar de acordo, ou seja: se a sala for pequena, o predelay tem que ser curto e se a sala fora grande, o predelay tem que ser longo.

Difusion (difusão)

A difusão de um som no ambiente, significa que este som, antes e depois de reverberar, teve que passar por alguns obstáculos dentro da sala como móveis ou pessoas.

A reverberação de uma cheia é bem diferente da reverberação de uma sala vazia pois o eco vai esbarrando nos obstáculos da sala.

Então com este parâmetro, nós definimos se queremos menos eco (mais difusão) ou mais eco (menos difusão).

Usamos o botão deslizando para adicionar a quantidade de eco que irá representar uma sala cheia ou vazia. Varia de 0 a 100%.

Os próximos 4 parâmetros de ajuste estão relacionados com o decay time (tempo de decaimento) ou seja o tempo que o reverb demorará para desaparecer do sinal.

Na maioria dos plugins de reverb vai aparecer como um só parâmetro: “Decay” ou “Decay time” ou simplesmente “Time”.

Mas aqui ele aparece dividido entre graves e agudos para que você possa ajustar tempos diferentes para frequências diferentes e assim poder ter um melhor ajuste do reverb desejado.

Vamos supor que precisamos de menos tempo de reverberação nas regiões graves e mais tempo de reverberação nas regiões agudas. Podemos então ajustar tempos diferentes. Veja como:

Bass Multiplier

Com este parâmetro vamos definir se queremos um tempo de decaimento nas regiões graves maior, menor ou igual ao tempo de decaimento das regiões mais agudas.

Podemos ajustar de 0,2 x (tempo menor) a 3x (tempo maior).

Em 3 x significa que o tempo de decaimento da reverberação das frequências graves será 3 vezes maior do que o tempo de decaimento do restante das frequências.

Crosover 

Com este parâmetro vamos definir a região dos graves que queremos que tenha essa duração diferente do restante. Você pode escolher de 25Hz a 2000Hz.

Vamos supor que você queira que o reverb da região mais grave dure menos tempo que o reverb da região mais aguda.

Então você determina com o crosover a região de graves que vai até 250Hz e escolhe um valor no Bass Multiplier que seja menor que 1x, pois se for de 1x, o tempo de decaimento será igual para as duas regiões.

Se escolhermos 0,5x significa que o tempo de decaimento na reverberação das frequências abaixo de 250HZ será a metade que das frequências restantes.

Então logicamente o reverb das frequências mais altas que 250Hz terá o dobro do tempo de reverb das frequências mais baixas que 250Hz.

Decay Time (tempo de decaimento)

Este parâmetro vai determinar o tempo de decaimento de todo o sinal junto. Tanto dos graves quanto dos agudos, mas sempre mantendo a proporção que você determinar nos parâmetros anteriores.

Este tempo pode variar de 0,1 a 20 segundos que será o tempo em que o efeito de reverb irá descer a -60 db. Quanto maior o tempo assinaldo, mais cauda de reverb vamos ter.

High Damping 

Com este parâmetro determinamos até que área da região dos agudos queremos o decaimento da reverberação.

Tenho também um outro artigo onde eu falo sobre os reverbs de convolução. Leia aqui >>

Veja as figuras abaixo:

reverb na produção musical

Como usar o reverb na produção musical

 

Dry 

Volume do sinal seco sem o efeito.

E.R (Early Reflsctions ou Reflexões Primárias) 

Com este parâmetro ajustamos a sonoridade das primeiras reflexões da reverberação. Podemos adicionar uma característica mais presente e imediata. Com este ajuste podemos melhorar o realismo das salas.

Reverb (volume do efeito)

Com este parâmetro nós podemos deixar o som mais seco ou mais molhado, adicionando a quantidade ideal de reverb para cada caso.

Width (Largura)

Com este parâmetro definimos a largura que o reverb terá dentro da mixagem .

Se colocarmos a 100% nós estamos espalhando em toda a largura entre as duas caixas de som e quanto menor esta porcentagem, mais ao centro iremos posicionar as reflexões do instrumento.

Os parâmetros Dry, Reverb e Width são mais usados quando estamos aplicando o efeito diretamente na track usando apenas um sinal individual.

Normalmente em uma mixagem, usamos o Reverb em uma pista auxiliar para que possamos usá-lo em diversas tracks ao mesmo tempo.

Neste caso é preciso mutar o Dry e ignorar o Width pois utilizaremos os sends (controles de envio) para comandar essas funções.

Bom este são os principais comandos de ajustes de reverb encontrados na maioria do plugins de reverb.

As vezes também é muito bom usar EQ e compressor no canal de reverb para melhorar a qualidade sonora. Leia neste outro artigo sobre as ferramentas mais usadas na produção de áudio em home studio

 

Gostou do artigo?

Leia mais este outro artigo onde eu indico um bom lugar pra você aprender a usar o reverb e todas as outras ferramentas de mixagem.

Se gostou deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos e se inscreva no blog para receber todas as atualizações e dicas exclusivas de produção de áudio.

Grande abraço!

 

 

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.