Como Usar o Equalizador na mixagem (Veja o Vídeo)

Como usar o equalizador trabalhando com os filtros

Olá, neste artigo eu quero falar um pouco de como usar o equalizador e seus filtros na produção de áudio e mixagem em home studio.

 

Leia o artigo completo e no final veja um vídeo complementar sobre este tema e uma dica especial pra você aprender a mixar usando o REAPER

os filtros de um EQ

Este é um dos principais problemas de quem está começando a mexer com produção de áudio. A equalização não só requer o conhecimento das frequências do som, mas também o uso correto dos filtros do equalizador.

Para combinar os sons, precisamos dos filtros para retirar ou atenuar frequências que não interessam no contexto da mixagem de uma música.

Equalizador e seus filtros:

1. High pass filter (HPF) – Filtro de Passa Altas:HPF

Esse é o filtro das frequências baixas. Cortando as baixas, consequentemente só deixa passar as altas. Usamos ele para cortar tudo que estiver abaixo da freqüência que escolhermos no parâmetro Freq. Escolhemos uma freqüência e tudo que estiver abaixo dela será cortado.

Esse filtro é usado em praticamente todas as tracks para cortar o subgrave.

Nesta região há muita sujeira como sons e ruídos da eletricidade, pufs e pops e vibrações no pedestal do microfone.

 

Alguns instrumentos exigem um corte maior e outros não.

Por exemplo: no bumbo fizemos esse corte em 40 hz pois a partir de 40 hz o bumbo já está emitindo suas freqüências mas na voz geralmente não tem nenhuma freqüência abaixo de 100 Hz, então cortamos tudo abaixo de 100 Hz e assim por diante.

Um bom modo de equalizar usando esse filtro é fazendo uso da tabela acima ou de um analisador de freqüências.

hig pass filter

Clique na imagem para ampliar

O analisador é uma bela ferramenta para auxiliar na limpeza das tracks pois mostra direitinho em que áreas o instrumento está presente no espectro de freqüências.