Como criar track folder no REAPER que também servirá como canal de grupo

Como criar track folder no REAPER

Neste artigo você vai ver como criar track folder no REAPER  que farão o papel de folder (para guardar outras tracks) e ao mesmo tempo usá-las como canais de gurpo

como criar tracks no reaper

Leia o artigo completo e no final veja uma dica especial pra você aprender a dominar o REAPER por completo em todas as suas extensões

Criação de folder tracks no REAPER

Enquanto em outros programas você precisa criar uma track específica para cada função: uma para áudio, outra para MIDI, outra para folder e outra para grupos e outras para servirem de auxiliares, no Reaper você cria apenas um tipo de track que servirá para qualquer tipo de função já citada acima.

Com um duplo click na área vazia do track panel, você já cria uma track que servirá para qualquer tipo de função.

Vamos supor que eu tenho uma mix com diversos instrumentos e queira organizar em pastas para poder guardar instrumentos que se assemelham na mixagem:

Uma pasta para as peças da bateria, outra para os violões ou para as guitarras outras para os teclados (se houver mais de um e outra para vozes.

Também podemos criar uma track folder para guardar todos os instrumentos de harmonia, mesmo aqueles que já tenha a sua própria folder, pois em uma track folder também podemos guardar outras track folders.

Veja na figura abaixo:

como criar track folder no reaper

Neste outro artigo você poderá saber também  COMO AGRUPAR CANAIS NO REAPER 5

As track folder no REAPER também são canais de grupo.

No momento em que se guarda as tracks do instrumentos ali, estamos também criando uma trilha de grupo onde podemos ter um comando para todas as trilhas ao mesmo tempo.

Se acionarmos o botão Mute da track folder da bateria por exemplo, nós estaremos mutando toda a bateria. Se quisermos abaixar o volume de toda a bateria, usaremos o controle de volume da track folder da bateria.

Podemos também colocar um EQ ou compressor ou qualquer outro plugins na track folder da bateria e estaremos aplicando o efeito em toda a bateria. Isso vale para todas as folders.

Se você gostou do REAPER e quer conhecer muito mais, siga acompanhando blog veja um vídeo com DICAS BÁSICAS DO REAPER PARA INICIANTES

Elas serão também a trilha de grupo.

Na maioria das DAWS, criar uma trilha de grupo é um pouco diferente e até mais demorado pois teríamos que criar um canal auxiliar e enviar a saída dos canais dos instrumentos para a entrada do canal de grupo e geralmente além de ter que criar uma track folder que serviria somente para guardar os instrumentos.

Percebam que no Reaper, tudo é mais simples e prático

Esta e outras práticas colaboram para que o nosso trabalho fique mais simples e rápido. Se quiser saber mais sobre configurações, customização, programações e facilidades do REAPER,

Chegou a hora da dica especial

Se você gosta do REAPER  e quer fazer dele a sua estação de trabalho em seu home studio, é essencial que você domine a sua ferramenta para que não seja pego de surpresa ao tentar realizar um trabalho específico para algum cliente.

Para saber mais sobre isso, clique no link abaixo.

Dica especial para você aprender a dominar o REAPER >>> CLIQUE AQUI

Se gostou desse post, realize uma ação, compartilhando ou comentando.

Grande abraço !!

Se quer receber mais dicas como esta inscreva-se e faça parte de uma lista seleta que recebe material exclusivo e gratuito sobre Home Studio e produção musical.

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.