Tipos de equalizador usados na produção de áudio em home studio

Tipos de equalizador

Neste artigo, veja quais são os tipos de equalizador que podemos usar em nossas produções de áudio em home studio.

Leia esse artigo até o final e depois do vídeo veja uma dica especial para aprender usá-los para equalizar corretamente na mixagem e masterização.

Se ainda não sabe o que é um equalizador, recomendo que leia primeiro este outro artigo para saber Como funciona o equalizador

Dentro dos inúmeros modelos de plugins ou periféricos, podemos encontrar 4 tipos de equalizador

Equalizador paramétrico

Este tipo de equalizador é o que mais vamos usar durante os nossos trabalhos de equalização pois é o mais completo.

Sua característica é possuir diversos parâmetros com os quais podemos chegar a uma manipulação completa no uso dos filtros, frequências, ganho e largura de banda das regiões de frequências que queremos trabalhar.

Filtros: No equalizador paramétrico encontramos todos os filtros que se pode usar para uma perfeita equalização: High Pass, Low Pass, Band Pass, Bell, Low Shelf e High Shelf

Frequências: podemos escolher em qual frequência queremos aplicar os filtros com os quais  equalizar.

Ganho: com este parâmetro podemos trabalhar o ganho das frequências a serem trabalhadas, aumentando ou atenuando o volume.

Fator de Qualidade (Q): neste parâmetro podemos ajustar a largura de banda ou a região de frequências que queremos atingir quando estamos utilizando um filtro Bell para aumentar ou atenuar o volume delas.

Na maioria dos equalizadores paramétricos, é representado pela letra “Q” mas em outros também pode ser denominado como Bandwidth (largura de banda).

tipos de equalizadorParagráficos

Dentro do sistema digital onde trabalhamos com a DAW também podemos encontrar os equalizadores paragráficos que são do mesmo tipo mas que apresentam um gráfico onde podemos ver o que estamos fazendo.

Uns apresentam até mesmo um analisador de espectro no seu gráfico e outros não

Este tipo de equalizador é usado quando se quer ter um total controle sobre a equalização: as chamadas equalizações cirúrgicas pois com o fato de poder mexer na largura de banda, podemos encontrar frequências específicas para simplesmente a retirarmos totalmente da sonoridade.

Equalizador semi paramétrico

A diferença entre o equalizador paramétrico e o semi paramétrico é que no semi paramétrico nós só podemos mexer com dois tipos de filtros: Shef e Bell e nele não podemos especificar a largura de banda, o fator “Q”

Estes controles já vem com ajustes pré definidos.

Usamos este tipo de equalizador por exemplo quando a finalidade é somente dar uma realce ou atenuação em uma determinada região como nos graves, agudos com os filtros Shelf ou em alguma região entre os graves e agudos com o Bell.

 

Plugin de equalizador semi paramétrico

Na forma de plugin, um exemplo de equalizador semi paramétrico pode ser encontrado no SSL Channel Strip que é uma simulação de um canal da mesa SSL 4000 onde podemos ver os equalizadores vermelhos (para a região dos agudos) e os pretos (para a região dos graves)

Repare que tem um botãozinho chamado “Bell” que quando está ligado, transforma o filtro “Shelf” em “Peak”

tipos de equalizador

Equalizador não paramétrico

Este tipo de equalizador é o que dá menos opções ao usuário pois ele tem filtros, frequências e largura de banda pré definidas.

Com ele, nós só podemos ajustar o volume da banda que queremos trabalhar.

Nos graves o filtro pré definido é o Low Shelf, nos agudos o High Shelf e nos médios o Bell

Um exemplo de equalizadores não paramétricos são os equalizadores de mesas de som como essa Behringer

tipos de equalizador

Equalizador Gráfico

Neste tipo de equalizador, podemos escolher as frequências que queremos trabalhar dentre as que são pré estabelecidas como bandas.

Por exemplo: um equalizador gráfico de 10 bandas, oferece 10 frequências fixas com as quais podemos trabalhar o ganho mas não a largura de banda que também e pré estabelecida pelo número de bandas.

Quanto menor o número de bandas do equalizador gráfico, maior será a largura de banda de cada ponto de frequência e quanto maior o número de bandas, menor será a largura para cada uma delas.

É muito comum de se encontrar equalizadores gráficos como hardware

tipos de equalizador

Se você quiser saber mais um pouco sobre equalizador, recomendo que leia um artigo que escrevi com 10 dicas de equalização pra usar em suas mixagens

Bom espero que tenha entendido como funcionam os diferentes tipos de equalizador, mas para entender como utilizá-los corretamente em suas mixagens e masterizações, você precisa praticar muito e aprender com quem sabe.

Por isso vou enviar você agora para um outro artigo onde eu falo da importância de se aprender corretamente o uso do equalizador, principal ferramenta a ser usada em seu home studio.]

Se você quer ir além e aprender tudo sobre equalização na mixagem e masterização, conheça o Fórmula de Mixagem clicando na imagem abaixo.

Espero que tenha gostado deste artigo. Se gostou, deixe um comentário, se não gostou e achou que faltou alguma coisa, faça uma pergunta para esclarecer a sua dúvida e se puder, compartilha esse artigo com seus amigos nas redes sociais.

Um grande abraço e até o próximo encontro!

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.