Tipos de compressor de áudio mais usados em home studio

Tipos de compressor de áudio

Neste artigo você vai conhecer os tipos de compressor de áudio que podem ser usados na produção musical em home studio e como eles funcionam.

Leia até o final e veja uma dica especial de como você também pode aprender tudo sobre compressores e como usá-los em suas mixagens

Compressor ótico (opto compressor)

É um tipo de compressor que usa um circuito ótico com uma lâmpada ou LED e uma fotocélula que brilha quando o compressor detecta a entrada do sinal de áudio.

Quanto mais forte é o sinal de áudio que entra no compressor ótico, mais brilho causa na lâmpada fazendo com que o circuito ative a compressão.

O tempo de resposta do compressor ótico é bem mais lento que os de outros tipos, fazendo com que o ataque seja mais suave.

Um exemplo deste tipo de compressor é o LA-2A representado em plugin aqui pelo CLA-2A da Waves

tipos de compressor de áudio

Leia mais:

Artigo – Como usar o Compressor ótico

Compressor VCA

Este é o tipo mais comum dos compressores de áudio encontrados em home studio pois em qualquer DAW tem um plugin nativo deste tipo.

Eles usam um circuito integrado de controle de voltagem para aplicar a compressão no sinal

São bastante versáteis pois com ele pode-se garantir um ajuste preciso da compressão com o manuseio de todos os parâmetros do compressor.

Também podem ser encontrar ser encontrados em hardware e como plugins simuladores de analógicos.

Este compressor tem a caraterística de um som limpo, não causa nenhum tipo de distorção harmônica, que em outros tipos de compressor, altera a sonoridade do sinal com coloração analógica

Um exemplo de compresso VCA é o SSL Comp da Waves

tipos de compressor de áudio

Leia mais:

Artigo – Como funciona o compressor

Artigo  – Como usar o Compressor VCA

FET Compressor

Este tipo de compressor usa um transistor para aplicar a compressão simulando válvulas que eram usadas em tipos de compressor valvulado nas décadas passadas com mais confiabilidade

O exemplo mais conhecido deste tipo de compressor é o Universal Audio 1176 representado aqui por sua emulação em plugin: o CLA-76 da Waves

tipos de compressor de áudio

Leia mais

Artigo – Como usar o FET Compressor

Compressor valvulado (Tube Compressor)

Este tipo de compressor usa uma válvula para aplicar o controle de ganho (compressão), uma forma antiga de compressor muito usado nas décadas de 50 e 60 e que como característica  produzia um som quente causado por distorções harmônicas geradas pela válvula.

Essa característica ainda hoje é muito cobiçada pelos produtores de áudio e os grandes desenvolvedores de softwares e plugins projetam diversos simuladores do compressor valvulado

Um bom exemplo disso é o compressor PuigChild da Waves: um plugin digital que simula o funcionamento do FairChild um dos mais famosos compressores de áudio

tipos de compressor de áudio

Puigchild-670

Leia mais:

Artigo – Como usar o compressor valvulado

Bom esses são os tipos de compressor que encontramos para trabalhar a dinâmica do áudio nas produções em home studio. Eles podem ser na forma digital (plugins para usar em nossa DAW) ou aparelhos físicos (hardwares analógicos.

Mas o importante é saber usá-los da maneira correta para cada caso e ocasião adequada.

Quer saber como aprender a usá-los em suas produções e mixagens?

Leia um outro artigo com uma dica muito especial 

Artigos – Dica especial para aprender a usar os compressores corretamente em suas produções

Aqui vai uma boa dica para quem quer se aprofundar de verdade na profissão de produtor musical e quer aprender tudo sobre mixagem:

Clique no banner aí abaixo e saiba tudo que o curso Fórmula de Mixagem do produtor Jorge Araújo tem para ensinar. Curso altamente profissionalizante!

 

Acompanhe também os vídeos do meu Canal no Youtube

Gostou deste artigo?

Ajude o nosso blog: deixe um comentário e compartilhe isso com seus amigos. Isso me motivará muito mais a cria mais conteúdo pra você 

Um Abraço!

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.