O que é MIDI e como gravar instrumentos em MIDI?

Hoje vou tentar explicar, no meu entendimento, o que é MIDI

e como gravar instrumentos em MIDI em home studio usando um teclado controlador.

REAPER MIDI

 

Em primeiro lugar vamos saber o que é MIDI

A palavra MIDI é uma sigla da expressão Musical Instrument Digital Interface que quer dizer em português: Interface Digital para Instrumentos Musicais. É um protocolo de comunicação entre uma interface qualquer como um teclado e o computador ou um módulo digital carregado de timbres.

Quando se fala em MIDI sabe-se que não se trata de áudio e sim de informação digital que poderá disparar um som que estiver armazenado em uma determinada mídia como um computador ou um módulo digital de timbres de instrumentos musicais.

Usamos um teclado que possa ter uma conexão através de um cabo específico ligado a uma interface MIDI.

Quando tocamos o teclado, nós estamos passando uma informação digital para o módulo ou interface que contém os timbres que serão acessados conforme a informação que estamos transmitindo através do teclado. A informação passada por essa conexão diz respeito apenas a notas e ao modo de execução do instrumento.

Nas gravações em MIDI em uma D.A.W acontece o seguinte

CONTROLADOR MIDI

Ligamos o teclado controlador ao computador através de uma conexão USB

Ou através de um cabo de transmissão de dados MIDI ligado a uma interface MIDI.Dentro do computador temos a nossa D.A.W com um software capaz de colecionar bibliotecas de samples. Esses softwares podem ser somente de um instrumento como é o caso do EZDrummer que é um softwares exclusivamente de bateria e percussão  ou de vários instrumentos como é o caso do Kontakt por exemplo que pode conter uma vasta biblioteca  com inúmeras amostras de timbres de instrumentos diferentes.

Existem muitos outros mas eu vou me ater a esses dois porque são os que eu conheço melhor.Com um teclado MIDI e um software de instrumento virtual como o Kontakt é possível gravar muitos instrumentos virtuais e até criar instrumentos. VEJA COMO APRENDER A FAZER ISSO

O que são os samples ?

SAMPLES

Alguns softwares que são chamados de instrumentos virtuais

podem armazenar grandes bancos samples que poderão ser acessados pelo controlador MIDI. Sample quer dizer amostra e existem dois tipos de amostras que podem ser usadas em softwares de instrumentos virtuais: amostras reais de instrumentos reais gravados em arquivos de áudio que serão reproduzidos através da informação MIDI passada pelo controlador, amostras eletrônicas criadas por teclados sintetizadores.

Como eu disse essas amostras serão acessadas pela informação MIDI captada pelo teclado controlador.

Mas não são só os teclados que podem transmitir esses dados.

Também existem baterias eletrônicas e até guitarras e violões capazes de controlar uma biblioteca de samples..

CONTROLADORES MIDI

Hoje é possível até transformar áudio em MIDI

Como fazer com o Drumagog por exemplo. Mas isso é assunto para outra ocasião. Então usamos o teclado para gravar a informação MIDI mas depois de gravada essa informação, ela poderá ser usada para acessar qualquer outro instrumento ou timbre dentro do software de instrumentos virtuais.

Por exemplo: eu posso usar o meu controlador para gravar um piano, mas depois de gravada a informação, eu posso mudar de ideia e trocar o timbre do piano ou até mesmo trocar o piano por um violino sem precisar gravar novamente. A informação que foi captada pelo controlador poderá ser também editada de várias maneiras.

Neste outro post você vai entender COMO CRIAR UMA TRACK DE INSTRUMENTO NO REAPER USANDO O KONTAKT.

Podemos mexer nesta informação e transformá-la em outra coisa completamente diferente.

podemos trocar as notas de lugar.; podemos trocar a altura das notas na escala musical; podemos dividir, multiplicar e apagar qualquer nota desta informação.; podemos reacomodar um arranjo ao nosso gosto; podemos mudar a intensidade do volume de cada nota em separado; tudo isso usando apenas o mouse do computador sem nem tocar mais no controlador.; Inclusive nem precisamos do controlador para criar a música pois podemos simplesmente escrevê-la com o mouse.

EDIÇÃO MIDI

VEJA COMO EU GRAVEI UM BAIXO E UM PIANO VIRTUAIS EM UM JINGLE COM O KONTAKT E O REAPER

Como você vê, são infinitas as possibilidade quando utilizamos esse protocolo de gravação MIDI em home studio.

Mas o que mais me fascina é a possibilidade de ter à minha disposição , instrumentos que eu nunca poderia ter em meu home studio. E se eu souber trabalhar na execução e na edição, tudo poderá ficar tão perfeito que ninguém vai notar a diferença. E assim podemos se felizes para sempre em nosso home studio he he

Quer aprender mais sobre o Kontakt? CLIQUE AQUI

Té mais pessoal.

Se você está gostando do conteúdo deste blog, faça a inscrição para receber material exclusivo.

 

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.