Mixagem Simples

Olá amigo pra quê complicar se as vezes uma mixagem simples com EQ, compressor e reverb já esolve o problema?

O grande probelma de quem está começando a mixar é querer usar as técnicas avançadas que aprendemos no you tube sem nem mesmo saber usar o básico.

Muitas vezes aconteceu comigo de eu seguir instruções de vídeo aulas sobre mixagem e colocar diversos processamentos nas minhas tracks e quando ouvia o som, achava muito ruim e pensava: “Porque será que não deu certo?”

Eu coloquei aquele compressor com o ratio em 5:1., equalizei daquela maneira lá, coloquei distorção harmônica e tals, mas a mix tá uma porcaria.

O que será que está dando errado?

distorção harmônica

O que estava dando errado era justamente isso:

Eu estava seguindo dicas e técnicas que eu aprendia no You Tube mas eu não sabia o básico.

Eu não sabia como funcionava o compressor e nem como equalizar corretamente as tracks porque eu não sabia nada sobre frequências.

Estava tentando dar o décimo passo na mixagem sem saber dar nem o primeiro.

Antes de mais nada o que precisamos aprender para saber mixar, é lidar com as ferramentas do áudio.

Saber como o compressor vai trabalhar, qual será o seu efeito, em que ele vai modificar o som.

Saber quais as frequências de cada instrumento é que vão precisar se mexidas se é que vão precisar mesmo.

Um efeito diferente como uma distorçãozinha analógica com um plugin simulador de drive ou fita analógica vão deixar o som mais quente mas e se esse som não estiver corretamente equalizado ou comprimido, será que essa distorçãozinha vai deixar o som melhor ou pior?

Mixagem simples

As vezes para descomplicar a mixagem, não há nada melhor do que abrir mão daquele montão de plugins que eu coloquei lá na track  e deixar apenas o equalizador, o compressor e apenas um reverb.

Desta maneira poderei me concentrar melhor no melhoramento daquele som para só depois acrescentar um outro efeito que possa trazer um benefício que eu mesmo saiba qual é.

2

Aprender na internet é muito bacana, mas tem esse lado de a gente querer aprender aquilo que ainda nem temos a capacidade de entender por não ter ainda assimilado o básico.

Comece suas mixes usando apenas um equalizador e um compressor e faça uma mixagem simples. Muitas vezes ela irá ficar bem melhor do que se estiver colocando outros plugins que você viu numa vídeo aula.

Procure entender a função que cada plugin tem e como ele pode melhorar o seu áudio. Faça testes, estude os parâmetros para só depois descobrir os outros encantos da mixagem.

Enquanto você não estiver fazendo uma mix legal só com equalizador, compressor e reverb, é melhor nem conhecer o resto pois você pode perder o fio da meada e se perder totalmente.

Mix it simple ou mixagem simples.

Aprenda a mixar seguindo passo á passo cada estágio da mixagem.

mixagem simples

Eu comecei a mixar de verdade no momento em que segui um passo à passo, aprendendo a utilizar o equalizador e o compressor, entendendo o funcionamento das principais ferramentas do áudio pra depois passar para os plugins de cores e distorções analógicas.

E foi com um curso simples e barato do Márcio Mourão que ensina a mixar no REAPER é que eu deslanchei a minha mixagem.

Por esse motivo eu também indico a você que quer entender a mixagem desde o início um curso como este.

Com ele a gente aprende a colocar a medida certa em cada plugin e colocá-los para fazer a coisa certa.

Eu sempre digo que mixagem a gente aprende de duas formas: Ouvindo muita música e aprendendo a usar as ferramentas do áudio.

Desta maneira a gente pode usar um plugin para deixar o som mais gordo, mais magro, mais pra cima ou mais para o lado, mais para a frente ou mais para trás.

Enfim a gente aprende a manipular o som de cada track.

Isso é que é mixagem.

Se você quer realmente aprender a mixar, comece do básico. clique no botão abaixo para aprender desde o começo.

 

quero aprender mixagem

 

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

1 Comentário

  1. Eduardo

    Estou na intenção de comprar uma interface de audio. Tenho visto dois modelos: UR22 da Steinberg e Scarllet 2i2 da Focusrite. Essa ultima me chamou a atenção pelo fato de disponibilizar alguns plug ins da Focusrite. Quando usava o Sonar 8, tinha um reverb que sinto falta até hoje, confesso que ainda não encontrei um substituto ou mesmo não estou sabendo usar os que tenho, mas mexo daqui e de lá, e não escuto algo que me chame a atenção.
    Obrigado e fico aguardando resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.