Microfone Para Home Studio: Como Escolher ?

Microfone para home studio

Muitas pessoas que pretendem começar a montar um home studio já perguntaram sobre como escolher um Microfone Para  Home Studio? E a resposta não é tão óbvia assim. É preciso avaliar várias questões como: O que eu quero gravar em meu home studio?  e quanto de dinheiro eu tenho pra investir nesse item?

Como escolher um bom microfone para home studio?

Primeira questão: O que eu pretendo gravar em meu home studio?

Você tem que pensar nisso. Você gravar apenas voz, locução, ou pretende gravar instrumentos e amplificadores de baixo e guitarra? Também pretende gravar bateria?

Para cada opção há um caminho a se tomar mas não podemos torrar dinheiro antes de sabermos exatamente o que o meu novo microfone vai trazer de benefício.

A segunda questão é o quanto eu posso investir em um microfone?

Muitos dizem que quanto mais caro é o microfone melhor ele é. Isso faz algum sentido, mas será que o microfone bem mais caro vai trazer tanto  mais qualidade quando traz de mais caro? Será que a diferença de qualidade também é grande? Ou de repente estamos pagando mais caro somente pelo status de termos um microfone renomado?

Por isso é que precisamos saber exatamente o que vamos fazer em nosso home studio para poder investir em uma boa opção e que não custe os olhos da cara pois ainda haverá muito que investir. Se bem que o microfone é uma das peças mais importantes do home studio pois é com ele que nós vamos captar os sons. E nessa hora qualidade importa e muito.

Os microfones mais utilizados em Home Studio são o dinâmico e o condensador. O ideal para começar seria comprar um bom microfone de cada de uma boa marca. Porém nem todos tem grana ou necessidade de comprar os dois conforme o tipo de trabalho que realiza.

Microfones Dinâmicos também podem ser usados em Home Studio.

O microfone dinâmico é muito utilizado nos palcos pois geralmente são bem direcionais e captam muito mais do que está a frente deles do que o que vem das outras direções, ou seja, captam mais diretamente da fonte do áudio do que o que está no resto do palco.

O microfone do cantor vai captar a voz somente pois está bem próxima e o microfone do bumbo fará o mesmo.

Mas o microfone dinâmico também é muito utilizado em home studio. É muito comum usarmos um dinâmico para catar o som de um amplificador de guitarra ou baixo, peças da bateria ou percussão e até mesmo a voz. O SM 58 e o 57 já foram usados em muitas gravações de voz de álbuns muito famosos. Eles também são muito robustos e duráveis.

Como escolher um microfone para seu home studio

Como Escolher Um Microfone Para Seu Home Studio

Microfones condensadores, ótimas opções para qualquer Home Studio.

Já os condensadores são mais sensíveis e se apoiam em uma tecnologia diferente na conversão do áudio em sinais elétricos. Por apresentar uma resposta de frequência muito mais ampla na captação de detalhes, trazem muito mais realismo às gravações. Por isso podem ser considerados carros chefes dos técnicos de áudio da maioria dos estúdios.

Existem diversas opções de microfones disponíveis no mercado e preços que podem variar de 400 reais a 20 mil reais ou até mais.

Para quem está começando porém o ideal é escolher um que tenha um bom custo benefício, ou seja, que não seja muito caro e que ao mesmo tempo ofereça uma boa qualidade.

Pesquise em blogs, foruns, apostilas, vídeos no you tube até encontrar um modelo que sirva exatamente para o que você pretende, com uma boa qualidade mas que não acabe com o seu capital pois você ainda terá outros ítens a adquirir como cabos  o pop filter, o shock mount e fones de ouvido para utilizar na gravação sem falar nos outros equipamentos.

Aqui vai uma lista de bons microfones condensadores considerados de bom custo benefício entre músicos e técnicos que deixam suas opiniões em vídeos, fórun e comentários em blogs e grupos do Facebook.

Como escolher um microfone para seu home studio

Como Escolher Um Microfone Para Seu Home Studio

Levar em consideração o tratamento acústico da sala de gravação

Na hora de escolher o microfone para o seu home studio é importante também levar em consideração as condições acústicas de sua sala de gravação. Se for um ambiente isolado, fechado e com pouco vazamento de som externo: uma cabine de gravação ou quarto nos fundos da casa onde não há muito ruído, poderemos pensar em adquirir um bom microfone condensador.

Caso contrário, se seu ambiente tiver muito ruído externo. Se não for possível vedar o seu local de gravação, então você vai precisar de um microfone dinâmico que por sua propriedade da captar o áudio direcional, não precisará se preocupar com o ambiente externo a não ser que seja um ruído muito forte. Mas aqueles latidos de cachorro, gritos de crianças brincando, vizinhos brigando ou o vendedor passando não serão captados pois o dinâmico captará apenas o som da direção em que estiver apontando.

O importante é saber qual se encaixa na sua necessidade e comprar uma marca que tenha qualidade confirmada e muito cuidado para não cair em armadilhas e comprar equipamentos falsificados ou danificados.

Espero ter ajudado você a decidir Como Escolher Um Microfone Para Seu Home Studio.

Boa sorte

 

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.