Como Configurar a Interface de Áudio no REAPER

Interface de áudio no REAPER

Neste artigo vamos ver como configura uma interface de áudio no REAPER para fazer gravações e produções de áudio em home studio

Leia artigo até o final e depois veja uma dica especial para você aprender a dominar completamente todos os recursos e possibilidades de produção de áudio no REAPER

Após a instalação do REAPER

Após a instalação, precisamos saber como configurar a interface de áudio no REAPER. No meu caso, eu tenho uma Scarlett 2i2 da Focusrite e uma Fast Track Pro da M Audio.

Vou mostrar como fazer isso usando a Scarlett, mas o mesmo princípio vale para qualquer interface de qualquer fabricante mesmo que tenha mais canais. Aí é só adaptar a configuração com cada modelo.

Se você ainda não baixou e instalou essa poderosa ferramenta em seu PC, eu sugiro que pelo menos experimente usar pelo menos uma vez. clique no link  e veja COMO BAIXAR E INSTALAR O REAPER 

É muito simples e grátis.

Interface de áudio no REAPER (configuração)

A configuração deve ser feita ara que o software tenha uma comunicação com o hardware e possa gravar e reproduzir tudo que foi gravado nele.

A Scarlett 2i2 da Focusrite é uma placa que duas entradas e duas saídas, portanto vou mostrar a configuração com esta placa.

Se você possui uma outra placa é só seguir os mesmos passos que vou mostrar aqui de acordo com a interface que você possui.

Se ainda não tem uma interface de áudio, você poderá configurar a placa do seu PC mesmo. Neste caso a qualidade das gravações e produções será muito inferior portanto sugiro que compre logo uma boa interface de áudio se quiser fazer trabalhos profissionais.

Vamos então configurar a Scarlett 2i2

FOCUSRITE SCARLETT 2I2 NO REAPER

No topo da tela tem um Menu com uma série de opções. Clique em Options e vá até Preferences ou use o atalho “Ctrl + P” no teclado do seu computador.

Se abrirá então a janela de configurações do Reaper. Nela você poderá configurar inúmeras preferências como operações, visual, roteamento, botões.

LEIA ESTE OUTRO ARTIGO para aprender como criar um template de gravação no REAPER

A primeira configuração que você deve fazer é a da placa de áudio (interface)

  • No Menu Audio, clique em Device
  • No meu caso como eu tenho a Scalett 2i2 cujo driver é ASIO que é um dispositivo de comunicação entre o sofware e o programa, eu tenho essa opção.
  • O driver ASIO é o dispositivo que tem a menor latência para gravar e mixar entre todos os outros dispositivos. O computador ainda não vem com esse driver.
  • Somente as placas de áudio de boa qualidade possuem esse dispositivo.
  • A latência é o processamento do som que entra no software.
  • Por exemplo quando você grava algo no Reaper, o dispositivo vai ter um certo tempo para converter o som analógico em digital que passará por dentro do software para depois sair nos monitores.
  • Uma ata latência significa mais lentidão nesse processamento, o que resulta num atraso entre o som que você está gravando e o som que você vai ouvir nos retornos, seja nos monitores ou fones de ouvidos.
  • Portanto uma latência alta prejudica a performance da gravação.
  • Para diminuir esses efeitos, é muito necessário uma interface profissional que já venha com o driver ASIO.
  • Como a minha interface é profissional e de grande qualidade, eu escolho a opção ASIO em áudio system

1

Após escolher a opção ASIO, eu já posso escolher também a minha interface a “Focusrite USB 2.0 audio driver“

2

Clicando em ASIO Configuration nesta mesma janela, eu posso  aumentar ou diminuir o processamento desta placa utilizando o controle deslizante, conforme o trabalho que eu estou fazendo. Se estou gravando, eu deixo com pouco processamento para ter uma baixa latência, mas se vou mixar, eu aumento o processamento para que eu possa usar os plugins processando em tempo real.

3

Se você tiver outra placa, essas janelas poderão ser diferentes, mas siga sempre este  raciocínio para configurar o áudio em sua interface para gravar no Reaper.

Quer saber mais? Veja um vídeo com DICAS DO REAPER PARA INICIANTES

Agora vou configurar as entradas e saídas da minha interface

Como a minha interface tem duas entradas e duas saídas eu vou configurar as entradas em Enable Imputs (Habilitar entradas) marcando a caixinha e vou habilitar a entrada 1 (canal 1 da scarlett) em first e a entrada 2 (canal 2 da scarlett) em last. Se quiser pode ser o contrário também mas para manter a ordem eu configuro assim

4

5

Da mesma forma é a configuração das saídas: output 1 em first e output 2 em last.. Lembrando que você pode trocar a ordem se quiser. As outras configurações de início, você pode deixar exatamente como estão: o sample rate em 44.100 e request block size em 256.

CLIQUE AQUI para ler um artigo com uma dica especial de como você pode aprender a dominar o REAPER e todas as suas possibilidades na produção de áudio

Espero que esta dica possa ter te ajudado.

Grande abraço e até breve.!

Se quiser continuar aprendendo  sobre o REAPER, inscreva-se neste blog e receba um e-book de presente e atualizações exclusivas para assinantes.

 

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

2 Comentários

  1. Marcos Carvalho

    Comprei uma mesa behringer Q1202 USB, baixei o reaper, o ASIO, configurei o reaper, mas parece que minha mesa não dá ligação com a interface, não consigo gravar nada, apesar de que estando o microfone condensador ligado na mesa o escuto atraves do fone de ouvido ligado na mesa. Só consigo gravar atraves da entrada p2 do not book.

  2. Everton Ferreira

    Boa tarde, sabe me dizer se funciona no windows 10?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.