Filtros do equalizador: veja quais são e como usá-los nas suas produções de áudio

Filtros do equalizador 

Neste artigo você vai ficar sabendo quais são os filtros do equalizador e como usá-los para equalizar as suas tracks na mixagem e produção de áudio em home studio

Leia este artigo até o final, assista ao vídeo e clique nos links para ler outros artigos sobre equalizador e abaixo do vídeo ou no final do artigo vai uma dica especial para aprender a dominar a equalização.

Se você ainda não leu nossos artigos anteriores, recomendo que leia antes de prosseguir aqui para entender melhor sobre o funcionamento e os tipos de equalizadores. Siga os links abaixo:

Artigo – Como funciona o equalizador

Artigo – Tipos de equalizador

O que são os filtros do equalizador

Se você já leu os artigos indicados acima, já sabe que o espectro sonoro de um áudio pode ser dividido em regiões de frequências e que o equalizador é usado para trabalhar a amplitude dessas frequências.

Sabe também que com o equalizador paramétrico ou paragráfico, podemos trabalhar de maneira ampla sobre as frequências de maneira que se possa escolher a frequência, o tipo de filtro, a largura de banda e o ganho podendo aumentar ou atenuar o volume de uma faixa específica de frequências.

Os filtros são o modo como vamos trabalhar as frequências e eles podem ser usados para cortes, aumento e atenuação do volume das frequências. São eles:

  • High Pass Filter e Low Pass Filter
  • Low Shelf Filter e High Shelf Filter
  • Band Pass Filter
  • Bell
  • Notch

Aprenda a usar o equalizador e outras ferramentas em suas mixagens

High Pass Filter e Low Pass Filter

Estes dois filtros como o próprio nome diz, são filtros que dão passagem às frequências que estão acima ou abaixo da frequência ou banda determinado no equalizador.

O High Pass Filter, que quer dizer em português “Filtro de passa altas” deixa passar todas as frequências que estão acima daquela que escolhemos.

Ex.: se escolhermos a frequência de 100 Hz e colocamos um High Pass Filter, nós deixamos passar tudo que estiver acima de 100 Hz e consequentemente estamos fazendo um corte nas frequências abaixo de 100 Hz e por isso esse filtro também pode aparecer em alguns equalizadores com o nome de Low Cut (corte de graves em português).

O Low Pass Filter é justamente o contrário, quer dizer em português “Filtro de passa baixas”, ele deixa passar todas as frequências que estão abaixo e corta as que estão acima da frequência que escolhermos para trabalhar.

Ex.: se escolhermos a frequência de 8 KHz que equivale a 8000 Hz, tudo que estiver abaixo passará livremente pelo equalizador e consequentemente o que estiver acima será cortado do áudio e por isso também em alguns equalizadores também aparece com o nome de High Cut (corte de agudos em português).

Low Shelf Filter e High Shelf Filter

Shelf em inglês quer dizer prateleira e esse nome foi dado justamente porque o desenho desse filtro é semelhante a uma prateleira quando vemos ele no gráfico do equalizador.

Ele serve para aumentar ou atenuar o volume das frequências que estão abaixo ou acima da frequência que escolhermos para aplicar este filtro.

Com o Low Shelf Filter nós podemos aumentar ou diminuir o volume de todas as frequências que estão abaixo da frequência que escolhemos para aplicar esse filtro.

Ex.: se escolhermos a frequência de 180 Hz e determinarmos o Low Shelf como filtro, nós podemos abaixar ou aumentar o volume dessas frequências quando mexemos no botão de ganho do equalizador.

Com o High Shelf Filter nós fazemos a mesma coisa, só que com as frequências que estão acima do ponto escolhido.

Ex.: se escolhermos a frequência de 10 KHz e aplicamos o High Shelf Filter, nós podemos abaixar ou aumentar o volume de todas as frequências que estão acima de 10 KHz.

Band Pass Filter

Esse filtro serve para deixar passar apenas a banda da frequência que escolhemos para aplicá-lo.

Ex.: Se aplicarmos esse filtro na frequência de 1000 Hz, ele vai fazer um corte nas frequências abaixo de 1000 Hz e outro corte nas frequências acima de 1000 Hz.

Com o Fator “Q” do equalizador ou Bandwidth como caso do exemplo abaixo, nós podemos definir a largura dessa banda como fina média ou larga.

Todo o áudio que estiver dentro desta banda não sofrerá nenhuma alteração e o resto estará sendo filtrado completamente.filtros do equalizador

Band Filter ou “Bell”

Band Filter é o filtro que se usa em uma banda do equalizador.

Quando a gente seleciona uma banda do equalizador podemos escolher a frequência em que essa banda vai trabalhar e se aplicarmos nela o Band Filter também conhecido como “Bell” por causa do seu desenho se parecer com um sino, nós estaremos trabalhando todas as frequências que estiverem ao redor desta banda.

Através do ajuste do Fator “Q” ou Bandwidth, como no exemplo abaixo, podemos definir a largura dessa banda: uma banda mais fina atingirá uma menor quantidade de frequência e uma banda mais larga atingirá uma maior quantidade = de frequências a serem equalizadas pelo filtro.

filtros do equalizador

Notch

Quando aplicamos esse filtro em uma banda do equalizador é como se estivéssemos unindo um High Pass e um Low pass partindo de uma frequência central pois o seu trabalho e fazer um corte de banda ou seja ele filtra todas as frequências daquela banda deixando passar todos os graves e todos os agudos.

Novamente com o Fator “Q” ou Bandwidth podemos determinar a largura do corte.

filtros do equalizador

Filtros nos equalizadores que simulam analógicos

Até agora você viu todos os filtros representados com a figura do equalizador paragráfico ReaEQ que é um nativo do REAPER, porém em quase todos os equalizadores podemos encontrar os mesmos filtros;

Em alguns talvez você não encontre exatamente como está aqui mas com certeza eles estão presentes em todos os equalizadores digitais.

Por exemplo: no Equalizador Pro EQ da Fabfilter, o filtro High Pass aparece como Low Cut (corte de graves) e o Low Pass aparece como High Cut (corte de agudos)

Nos analógicos eles aparecem como botões e seus modos são representados com o desenho dos filtros no seu  correspondente.

O mesmo vale para os plugins que simulam os analógicos

Veja

Bom espero que tenha gostado deste artigo explicativo sobre os filtros do equalizador, mas a minha sugestão é que você não pare por aqui.

Siga aprendendo com este blog mas nunca deixe de procurar o conhecimento com os grandes mestres da produção musical que poderão te ensinar muito mais sobre como produzir áudio profissional em home studio.

CLIQUE AQUI para ler um artigo especial onde eu dou uma dica de como você pode aprender tudo sobre a equalização na mixagem e masterização.

Clique na imagem abaixo para conhecer um ótimo treinamento onde você poderá aprender todos os detalhes sobre o uso do equalizador na mixagem, assim como de todas as outras ferramentas do áudio no Fórmula de Mixagem!.

Se gostou, deixe um comentário ou compartilhe este artigo em suas redes sociais para ajudar a difundir este blog.  Ao fazer isso você estará incentivando a criação de novos conteúdos.

Um grande abraço!

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.