O que é Reverb de Convolução e Como Usar na Mixagem?

convolução

Olá amigo no post de hoje quero tentar explicar um pouco sobre o que é reverb de convolução e como podemos usar na mixagem esse efeito que pode simular qualquer tipo de ambiente desde que tenhamos os arquivos impulse response e possamos acessá-los desde um software adequado.

O que é impulse response?

Impulse Response é a resposta de um impulso, um estalido, um grito ou qualquer outro ruido capaz de gerar uma resposta de reverberação em um ambiente.

Em outras palavras, é o eco do som que foi gerado em um determinado ambiente: uma sala grande ou pequena, no banheiro, num salão vazio, numa igreja, etc…

Para obter a reverberação de certos locais, sem ter que levar o estúdio pra lá toda vez que quiséssemos reproduzir o ambiente na mixagem.

Alguns gênios gravaram a resposta de ambiência desses locais em arquivos waves para que nós do home studio possamos usar essas amostras para gerar uma ambiência correspondente ao local onde foram gravadas.

Os impulse responses (IR) são uma verdadeira mão na roda para os home studios pois com eles podemos colocar a nossa mix dentro de quanquer ambiente que pudermos imaginar.

Reverb é a impressão digital do ambiente

impressão digital do ambienteCada ambiente possui a sua impressão digital. ou seja a sua própria maneira de reverberar os sons que por ele circulam.

Por exemplo: uma sala com revestimento de madeira irá reverberar de maneira diferente caso seja retirado esse revestimento e deixemos só as paredes. Se colocarmos cortinas, terá um outro tipo de reverberação.

Nos grandes estúdios são construidas diversas salas com diferentes revestimentos e tamanhos para se gravar instrumentos específicos já com a reverberação natural desses ambientes.

No home studio, isso não é possível pois além de não ter diversas salas para gravação pois geralmente possuimos apenas uma cabine pequena para gravar, também não tem espaço para ter certos instrumentos como por exemplo um piano de cauda.

Geralmente utilizamos instrumentos virtuais para gravar certos instrumentos.

Os impulse responses servem para isso.

Para colocar nosso piano virtual dentro de uma determinada sala, utilizando o reverb gerado por um impulso e que foi gravado como amostra e disponibilizado através de softwares.

Aprendi muito sobre reverb de convolução e outras técnicas de mixagem em curso que fiz com o professor de produção musical Márcio Mourão.

Sempre recomendo os cursos dele pois eu realmente aprendo muito mesmo.

Para saber mais do que eu estou falando, leia o artigo que escrevi mostrando tudo que aprendi e ainda estou aprendendo sobre mixagem. Recomendo que leia o artigo Curso de Mixagem no REAPER Funciona?

Com esse artigo você poderá tirar dúvidas sobre o curso e também poder identificar quais as carências que você precisa suprir em seus conhecimentos.

Como são gerados os impulse responses?

  • Um cara pega um microfone e se dirige para o local onde ele quer gravar a ambiência e gera um ruido como uma palma ou um estalido e grava com seu microfone o resultado da reverberação desse som no ambiente em um arquivo wav.impulse response como são gerados
  • Claro, utilizando todos os recursos técnicos para que essa gravação seja feita com o máximo de qualidade e fidelidade.
  • Depois pega esse arquivo wav (amostra do reverb) e coloca ele dentro de um software de reverb como o ReaVerb (também existem outros da Waves e o Lexicom)
  • Tudo isso para que possamos colocar  esse reverb (software) em uma pista auxiliar em nossa mix e fazemos um envio (send) do sinal do instrumento que queremos colocar no ambiente para que junto com a amostra do impulso response ele soe como se tivesse sido gravado dentro deste ambiente.reaverb

Podemos chamar esse truque de reverb de convolução.

No Reaper, nós temos o ReaVerb, nosso plugin de reverb que trabalha com convolução.

Com ele nós podemos adicionar diversos ambientes de diversos tamanhos, texturas e revestimentos em nossa mix.

Leia mais sobre reverb neste outro artigo onde eu mostro como usar o reverb na produção musical usando seus parâmetros para criar um ambiente do zero

 No vídeo abaixo, Márcio Mourão, criador do curso de Mixagem no Reaper  explica como funciona o plugin.

 

 

CLIQUE EM DOWNLOAD PARA BAIXAR OS ARQUIVOS DE IMPULSE RESPONSE

download

Realmente o Márcio entende muito do assunto e pode te ajudar a entender melhor sobre o Reverb e Produção musical em home studio. Acompanha esse cara.

Espero que tenha gostado da dica de hoje.

Se gostou, comente, compartilhe, indique para outras pessoas para me ajudar a produzir mais conteúdo sempre.

Se quiser receber nossas dicas em primeira mão faça a inscrição aqui para receber nossas atualizações e dicas exclusivas para assinantes dobre produção de áudio em home studio.

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.