10 Dicas De Equipamentos de Home Studio (a 10ª é Muito Importante)

Olá hoje quero passar pra você 10 dicas de equipamentos de  home studio que eu uso e considero essencial para quem está montando um setup de gravação em casa.

1 – O computador

computador de home studio

Hoje em dia qualquer computador comprado em lojas de eletrodomésticos serve para você começar a gravar seus áudios.As configurações comuns já são bastante adequadas para isso.

Mas caso você tenha um antigo e queira realizar esse trabalho,

Precisará atentar para algumas coisas como a memória RAM que tem que ser grande e o HD também para poder armazenar todo o seu projeto. Isso para começar já serve. as quando chegar a hora de se profissionalizar e ter um estúdio que atenda diversos tipos de demanda, será a hora de investir em um computador de ponta para aguentar a lida como se diz aqui no sul.

Muitos profissionais apontam o MAC como sendo um computador adequado para trabalhos de estúdio.

Mas o PC também é uma grande opção.

Enfim quando chegar a hora, terá que fazer uma boa pesquisa para saber pois se você ainda é um iniciante em Home Studio, provavelmente ainda terá um bom tempo de estudos e experimentações e mais pra frente com certeza o mercado terá inúmeras opções até mais avançadas do que temos hoje.

Por enquanto siga em frente com o computador que você possui ou com o que você possa comprar.

Como eu disse hoje em dia qualquer máquina que você comprar com as configurações atuais já suportará.

2 – Interface de áudio

interface de áudio

Este equipamento é responsável pela qualidade das gravações

Quando estamos gravando um som, o microfone capta a vibração da fonte de onde está sendo gerado o som, seja voz ou algum instrumento. Essa vibração é levada pelo ar até a cápsula ou membrana do microfone que transforma a energia física das ondas sonoras em sinal elétrico.

Quando o microfone está conectado à interface de áudio, ela converte esse sinal elétrico em áudio digital que vai passar para o computador onde vamos poder editar e processar o áudio dentro de um software.

Ao mesmo tempo que converte para digital,

A interface volta a converter para um sinal elétrico que faz soar os alto falantes que quando vibram fazem chegar o som aos nossos ouvidos. Então a interface tem o papel de converter o som para o digital onde podemos trabalhar o áudio dentro do computador e depois convertê-lo novamente para o som que passamos a ouvir nos auto falantes.

Veja como você pode fazer para escolher uma boa interface de áudio para seu home studio


 3 – Mesa de som

mesa de somA mesa de som funciona recebendo e enviando os vários sinais de áudio.que são endereçados aos vários canais da mesa de som.

Cada canal possui volume individual, controles de equalização (grave, médio e agudo) e a gente pode endereçar os sinais de cada canal para saídas auxiliares (usadas em geral para efeitos externos, reverb, delay etc) ou canais de mesa em comandos comuns (grupos de instrumentos e vozes como por exemplo enviar todas as peças da bateria para um canal auxiliar e ter o controle de todas ao mesmo tempo nesse canal auxiliar.que passará a se chamar canal de grupo da bateria.

A mesa de som é fundamental no processo de mixagem da música.

Seja ela analógica ou virtual (um software de computador) .

Hoje em dia os softwares de gravação como Pro Tools, Cubase, Logic, Sonar e no meu caso o Reaper fazem o papel da mesa na mixagem e portanto a mesa pode ser dispensada no processo de mixagem In The Box (dentro do computador) mais ainda assim é muito útil para rotear alguns sinais do estúdio como por exemplo: gravar um sinal passando por um canal da mesa e utilizando seus recursos analógicos com pre amp e eq, que no caso de algumas consoles, possuem características específicas de coloração e timbre.

Também pode ser uma ponte entre a saída da placa e a entrada dos monitores

4 – Microfones

Microfone para home studio

Captação do áudio em home studio

Qualquer som que venha da voz ou instrumentos acústicos tem que passar pelo microfone para ser gravado. Os instrumentos elétricos como guitarra, baixo ou com amplificação própria podem ser conectados diretamente na mesa ou placa de som.

Podem ser condensadores ou dinâmicos.

Os condensadores são microfones com diafragma grande

O que possibilita não só a captação do som que neles projetamos, mas também o espaço, a ambientação. Com isso, podemos equalizar ou dar profundidade ao som que vamos gravar posicionando o microfone estrategicamente para captar um determinado som como por exemplo: se eu quero uma voz soando mais ao fundo , eu coloco o cantor mais longe, assim o microfone condensador irá captar não só a voz, mas também a distância, dando mais profundidade; ou se eu quero uma voz mais sussurrada com efeito de proximidade, eu aproximo o mic do cantor. O Microfone condensador capta todas essas nuances

O dinâmico irá captar o sinal vindo direto a ele.

É muito utilizado no palco pois não capta o e sua captação é direcional , mas seu uso também é bastante útil no estúdio quando vamos microfonar amplificadores ou instrumentos de percussão e bateria. Também pode ser utilizado na voz é claro mas sabendo da sua característica e do resultado.

Saiba mais sobre microfones para home studio


 5 – Monitores e amplificadores

monitor-de-referencia

A monitoração do áudio precisa de um equipamento de referência que tenha resposta de frequência plana

As placas e mesas de som vem com saídas analógicas para conectar aos monitores que vão transformar o sinal elétrico em vibrações no ar que são percebidas como sons dos respectivos instrumentos usados na música. Em estúdios e home studios usam-se caixas específicas para não produzirem sons com alteração e sim fiéis ao sinal elétrico recebido da mesa ou da placa.

Estas caixas são conhecidas como monitores de referência.


E-BOOK GRÁTIS ! 8 Passos da Produção de Áudio em Home Studio

6 – Periféricos

-behringer-t1952-compressor-tube-composer-1302197410_08263_g

Os aparelhos periféricos são equipamentos conectados à mesa de som ou interface de áudio

ao software de computador que irá fazer o papel da mesa na mixagem e podem ser endereçados a cada um dos canais individualmente, aos grupos de canais ou à saída geral da mix. Servem para processar  o som e cada um deles tem uma função específica antes da chegada a interface digital no caso de uma gravação ou durante o processo de mixagem insertando em algum canal ou grupo de canais e até mesmo em auxiliares para constituir um efeito por exemplo .

São muito usados em mixagens feitas com sistema analógico em mesas de som, mas também podem ser usados na gravação.

Também pode-se usar emuladores desses periféricos no computador que são chamados de plugins.(pequenos softwares que trabalham em conjunto com o software principal de gravação e mixagem

Alguns deles são:

Reverb / Delay / Compressores / Equalizadores / Pré amplificadores

7 – Teclado Controlador MIDI

teclado controlador midi

Se pretende gravar o editar instrumentos virtuais,

será preciso um teclado controlador MIDI que pode ser um teclado comum que tenha saída MIDI para ser conectada a entrada MIDI da placa ou alguma outra interface MIDI separada para que a DAW ou Instrumento virtual receba o sinal MIDI.

Também pode ser um teclado específico para isso que não possui som nenhum., apenas o teclado e alguns knobs de controle que passem comandos através de um cabo USB comum conectado ao computador e configurado na entrada MIDI dos programas de gravação ou instrumento virtual.

O tamanho pode variar entre apenas uma ou duas oitavas até cinco oitavas (tamanho de um teclado musical)

Leia mais sobre instrumentos virtuais na produção musical


8 – Fones de ouvido

fones de ouvido

Os fones de ouvido são muito úteis na hora da gravação

para que os músicos possam ouvir os instrumentos que já foram gravados e gravar com monitoramento. Importante que sejam de boa qualidade e que sejam bem vedados para que não vaze o som na gravação do próximo instrumento.

Também podem ser usados durante o processo de mixagem caso o mixador prefira ou não possua monitores de referência.

Repito: tem que ser de ótima qualidade e com o som totalmente flat que quer dizer com resposta de frequência linear com graves, médios e agudos soando de forma parelha. Nada de fones com graves reforçados ou sem médios, desses que são vendidos para aqueles que gostam de estourar os ouvidos ouvindo funk ou música eletrônica.

Procure fones de qualidade e recomendados para esse fim.

9 – Cabos e acessórios

cabos de home studio

Os cabos também tem que ser de ótima qualidade

pois não adianta nada ter bons equipamento se os cabos não tiverem a capacidade de transportar adequadamente o sinal dos instrumentos até o seu destino. Procure sempre pelos melhores cabos nem que custe os olhos da cara. Também pelo motivo da durabilidade. Nada mais chato que ficar remendando cabos antes de usá-los além de ser perigoso de estragarem os outros equipamentos.

Imagina perder uma placa de áudio por causa de um cabo defeituoso

que você não quis trocar por economia (puta que pariu, isso já aconteceu comigo). Tentei me enforcar no próprio cabo mas o filha da puta se partiu kkkk)

Desculpe a brincadeira mas é verdade. Uma vez eu fiz uma emenda em um cabo e liguei minha interface. Numa puxadinha que dei num determinado momento fechou um curto e a placa bailou. Acontece nas melhores famílias de trouxas.

Portanto eu insisto : cabos de qualidade. Pesquise no Google.

Os outros acessórios são conectores, transformadores, adaptadores, pedestais, apoiadores de instrumentos, suportes e não esqueça de uma boa cadeira, porque provavelmente você vai passar horas sentado trabalhando ou estudando.


10 – Cabine de gravação ou sala com tratamento acúsitico

cabine com tratamento acústico

Este ítem eu considero como um bom equipamento de home studio e de grande importância

se você for fazer gravações com um microfone condensador.

Como eu expliquei na parte em que falo dos microfones, o condensador grava com seu diafragma grande tudo que há em volta e portanto se você for gravar em um ambiente aberto, você vai captar ruídos vindos de bem longe como vozes em outros compartimentos da casa, latidos de cachorro, barulho de carros passando e até a voz do vendedor de peixe que passa na rua.

Para evitar isso recomendo que construa uma pequena cabine de gravação.

Eu construí a minha com MDF e lambri e coloquei a de vidro entre as paredes para tentar isolar o máximo possível do som exterior para não atrapalhar as gravações. Na minha ainda passa alguns ruídos mais altos, mas os pequenos ruídos eu consegui conter.

tratamento acústico

Dentro dessa cabine eu ainda fiz uns revestimentos com espuma acústica para matar a ambiência. as reverberações da voz que batem na parede e voltam até onde está o microfone. Essa cabine é de grande importância quando você pretende gravar com microfone condensador. Caso você não tenha como construir uma, procure um local silencioso para montar seu home studio ou grave tudo com microfone dinâmico, pois esses não irão captar os ruídos de muito longe e também as reflexões.

 

Mesmo assim não deixe de revestir as paredes com espuma ou cobertores para matar o eco

Ah por favor nem pense em caixa de ovo.


Assista ao vídeo

 É isso aí espero que tenha gostado do post e que tenha servido pra você ter algumas ideias aí para o seu home studio.

Se quiser seguir meus posts e não perder as próximas postagens com dicas de equipamentos e ferramentas de home studio, faça a inscrição e receba notícias e dicas exclusivas para assinantes.

Grande abraço!
[caixa_captura}

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

E-BOOK GRÁTIS ! 8 Passos da Produção de Áudio em Home Studio

3 Comentários

  1. Françoá

    Gostaria de uma indicação para fones de ouvido. Costumo escutar músicas no celular, tocar guitarra utilizando o fone etc.

    Att

  2. Oi Françoá não costume usar fones de ouvido mas já ouvi falar muito bem dos AKG e dos Audiothecnica. Dá uma pesquisada pra saber mais.

  3. JOAO

    MUITO PROFISSIONALISMO E HUMILDADE, ISSO É MUITO RARO PARABÉNS, SE FOSSE POSS´VEL GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PRA BAIXAR O PLUGUIM CLA 2A DA WAVES OU SE VOCE PODERIA ME VENDER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.