Equalizador e compressor: as ferramentas mais usadas em home studio

Equalizador e compressor na mixagem

Neste artigo, você vai ler sobre o equalizador e compressor, as duas ferramentas de edição de áudio mais usadas em toda a produção de áudio em home.

Leia o artigo até o final e veja a minha dica especial para aprender a equalizar corretamente na mixagem e masterização

Equalizador

Nas minhas mixagens e nos meus estudos, eu costumo usar o equalizador em duas instâncias: uma antes e outra depois do compressor.

Equalizador e compressor são usados nas duas etapas da mixagem que são: a corretiva e a criativa. Para saber mais sobre essa subdivisão da mixagem Clique Aqui

Na primeira instância, eu o uso para limpara as frequências que sobram em cada instrumento.

Quando gravamos os instrumentos e a voz através de microfonação, nós estamos captando as frequências do instrumento, aquelas que pertencem ao timbre do instrumento, mas também estamos captando diversos sobras que são o reforço de algumas frequências, devido à construção de nossas salas de gravação ou até mesmo do mau posicionamento do microfone.

De certo que a primeira equalização a ser feita é no posicionamento do microfone na hora da captação dentro da sala. Por isso é preciso fazer alguns testes durante a pré produção para sabermos o melhor modo de captar o som de cada instrumento. Mas nem sempre é possível captar um som bem redondinho sem aquelas sobras que somente uma sala bem projetada e uma técnica de microfonação bem foda seria capas de evitar. Então se usa o equalizador para igualar as frequências e resolver alguns problemas.

Um exemplo disso é usar um filtro de passa altas (High Pass) para filtrar as frequências de subgrave que geralmente só tem sujeira (ruídos de eletricidade (humm), vibrações etc…

Existem algumas frequências na região de médio graves que também podem ser atenuadas em diversos instrumentos e também na voz. Mas isso vai depender da ressonância da sala.

Na segunda instância, uso o equalizador para balancear as tracks

Logo depois do compressor, eu costumo usar outro equalizador que pode ser um plugin simulador analógico ou não para ajustar o balanço entre todos os instrumentos. Por exemplo: se eu sei que o baixo tem a fundamental em mais ou menos 60 Hz, eu vou utilizar o EQ de uma guitarra ou do piano para atenuar esta região para não misturar com as fundamentais do baixo ou da voz. Se as frequências agudas da voz estão sendo mascaradas pelo toque do violão, eu uso o EQ no violão para atenuar os agudos para que a voz fique sozinha nesta região.

 

Está aí também uma questão técnica. É preciso avaliar qual instrumento tem mais importância e em que região.

Leia também:

Artigo – Como funciona o equalizador

Artigo – Tipos de equalizador

Artigo – Conheça os tipos de filtro do equalizador

VEJA AQUI uma dica especial pra aprender a equalizar de verdade em suas mixagens e masterizações

Compressor

O compressor é uma ferramenta de controle automático de volume que serve também para equilibrar a dinâmica dos elementos de uma mixagem.

Quando juntamos os diversos instrumentos e a voz, é muito comum que o volume de alguns instrumentos fique variando de intensidade no decorrer da execução. Isso acontece muitas vezes por causa da execução do músico que não é tão precisa ao ponto de manter sempre um volume constante

Usamos então o compressor para controlar essa dinâmica, deixando o volume daquele instrumento mais constante e assim evitar que em determinado ponto ele seja mascarado por outro instrumento que esteja com o volume mais alto em determinado trecho.

O compressor age atenuando os picos, o que permite que possamos dar mais volume ao instrumento sem que ele passe muito forte de um determinado limite.

Leia também:

Artigo – FET compressor – saiba como é esse tipo de compressor

Artigo – Entenda o que é o Compressor valvulado

Artigo – Conheça o VCA compressor

Artigo – Compressor ótico (opto)

VEJA AQUI uma dica especial para aprender tudo sobre compressores e compressão na mixagem

No vídeo abaixo, você vai poder conferir a utilização dessas duas ferramentas

Dica Especial Para Que Quer Se Profissionalizar

Com as dicas que você está vendo neste blog, você já pode começar a se mexer na produção de seu áudio, mas eu também quero deixar uma opção para aqueles que querem se aprofundar ainda mais e se tornar uma bom profissional do áudio.

E a dica que eu dou é que não fiquem apenas no básico. Para se tornar um profissional é preciso aprender tudo sobre cada ferramenta e o modo como pode ser aplicada para se ter resultados parecidos com os dos grandes mestres.

Então vou deixar aqui embaixo um botão para você clicar e conhecer um bom treinamento em mixagem que vai poder te dar conhecimento completo e complexo sobre o processo de mixagem em home studio: o Fórmula de mixagem.

Quero Conhecer o Fórmula de Mixagem!

 

Para quem quer se aprofundar e ser um bom profissional em produção musical, eu sugiro que acompanhe um bom curso de mixagem para aprender o funcionamento de todas as ferramentas do áudio

Espero que tenha gostado desse artigo.

Não esqueça de deixar o seu comentário abaixo para que eu possa saber a sua opinião, dúvida ou sugestão.

Grande abraço!!

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.