Dicas De Plugins – Mixagem Do Bumbo (Vídeo)

 

Olá , Hoje vamos ver um vídeo onde eu estou mixando o bumbo de uma bateria usando três plugins: um equalizador, um gate e um compressor.

Equalizador

fab filter pro qPara equalizar usei o plugins Fab Filter Pro Q. Ele já vem com um analisador de frequências para além de ouvir o instrumento termos uma referência visual também. Mas nunca se deve se guiar pelo visual do espectro e sim pelo som pois afinal áudio não se vê, se ouve. O analisador vai servir apenas como prova real.

Gate

Waves-C1-GatePara limpar os vazamentos que são os sons das outras peçãs da bateria que também foram captadas pelo microfone do bumbo, vamos utilizar um plugin de Gate que em inglês quer dizer porta e nós então vamos fechar a porta para que os vazamentos não entrem no som do bumbo. Com o trashold do gate a gente indica que somente queremos o som do bumbo. Neste caso usei o plugim C1 gate da Waves, mas existem muito outro, inclusive no próprio Reaper tem um muito bom que é o Reagate. É que todos nós acabamos elegendo o nosso preferido não é mesmo?

Compressor

C1Para equilibrar a dinâmica, nós temos que comprimir. Fazer com os sons mais baixos da gravação fiquem mais altos e os sons mais altos fiquem mais baixas, deixando o som mais uniforme e mais presente, mais firme para que ele apareça em toda a mix. A  quantidade de compressão varia muito de instrumento para instrumento e também depende do que pretendemos.

 

Na verdade isso é apenas um processamento de correção da gravação.

Por melhor que seja a captação em uma sala de estúdio, sempre será necessário usar um equalizador para corrigir o campo de frequências. Quando falo em corrigir eu não quero dizer que foi gravado errado e sim que temos que corrigir as frequências de acordo com o instrumento gravado.

Mixagem do bumbo

Quando captamos m instrumento e usamos um bom microfone, ele irá captar todo o som que o instrumento emitir englobando todas as frequências. Porém em uma mixagem não iremos usar todas essas frequência pois se assim fizermos com todos os instrumento, ficará tudo embolado no final.

Cada instrumento possui frequências que podem atenuadas para que elas não atrapalhem outro instrumento que tenha seu campo harmônico se destacando nessas mesmas áreas.

Isso está melhor explicado no vídeo abaixo. Peço que você assista e dê uma opinião ou coloque a sua dúvida nos comentários para que eu possa te responder aqui mesmo ou em um próximo vídeo.

Mixagem do bumbo

 

 

Neste outro post, saiba como organizar a sua mix

Curso de Frequências

curso de frequênciasSe você quiser saber mais sobre frequências para melhor entender sobre equalização e como saber quais frequências usar em cada instrumento, clique no banner ao lado

 

Mixagem do bumbo

 

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

1 Comentário

  1. Jonas

    olá Sandro, parabens pelo trabalho venho aprendendo muito com o blog.
    Queria saber se essa duplicação do bumbo é opcional ou obrigatória?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.