A importância de um nom curso de produção musical

Olá neste post quero ressaltar a importância que um bom curso de produção musical pode ter para quem está começando com seu home studio.

a importância de um bom cursoÉ muito válido e importante aprender produção musical vendo os vídeos

que estão disponíveis em blogs e no you tube, mas o problema é que nem sempre vamos aprender de uma forma didática e corremos o risco de tentar aprender algo muito avançado sem nem conhecer o básico e achar que aprender produção musical é um bicho de sete cabeças.

Eu passei por isso e posso dizer que perdi muito tempo achando que investir em conhecimento não seria preciso pois há muita informação grátis na internet. Eu tenho meu Home Studio desde 2011.

Comprei alguns equipamentos, montei um espaço para gravar e comecei a pesquisar em vídeos e tutoriais no You Tube tudo que eu podia.

Aprendi muito como os vídeos no You Tube

catsEu aprendi muita coisa vendo vídeos disponibilizados por gente muito bacana que compartilha seu conhecimento gratuitamente de forma que a gente possa se informar, inteirar e interagir fazendo perguntas e obtendo respostas.

Aprendi sobre softwares de gravação, plugins, truques, técnicas e pude aplicar muito do que aprendi, só que de maneira desordenada e muita coisa eu deixei de aprender pois ainda não sabia o B-A Ba

 

Eu aplicava o que eu aprendia mas nunca ficava satisfeito com o som que eu tirava.

Quando comparava com outros eu pensava: “Mas porque não está funcionando comigo? Será que a minha placa é ruim? Será que o programa que eu uso não presta?”

Passei a trocar de Softwares. Usei o Pro Tools , o Nuendo, o Sonar, o Studio One. Enfim fui experimentando para ver se conseguia melhorar e nada. Mas porque? Eu sempre  fazia exatamente o que aprendia!

Assim fui levando e me desanimando e até deixei de lado por um tempo e passei a me dedicar a outras coisas achando que não tinha talento pra coisa.

Só que aí um dia me veio um estalo e pensei: “Peraí mas se eu já investi dinheiro e tempo no meu Home Studio e esse é meu sonho, eu não posso simplesmente deixar tudo pra trás”

Então resolvi investir em conhecimento pois por mais que a gente tente ser autodidata, tem certas fichas que não caem sozinhas.

É preciso alguém pra indicar o caminho

Pesquisei bem na internet. Encontrei alguns cursos. Mas em todas as minhas pesquisas, sempre aparecia um site chamado Super Vídeo Aulas e diversos cursos com o mesmo professor: o Márcio Mourão..Márcio mourão do super vídeo aulas

Mas eu pensava: Poxa não tô afim de investir 100 reais num curso pra depois descobrir que não vale à pena.

Vi e revi alguns vídeos no canal do Marcio e lá no site do Super Vídeo Aulas, ví que tinha alguns cursos gratuitos.

Então eu baixei os cursos e aí pude constatar que se tratavam de bons cursos, bem explicados.

Eram cursos de softwares com Cubase SX, Nuendo 3, Reason 4, Sonar 8,5. Não era o que eu procurava mas serviu para eu analisar a didática do professor e ter mais confiança nos cursos dele.

Foi então que resolvi adquirir o meu primeiro curso de mixagem: o Curso de Mixagem no Reaper 4

Veja aqui todos os cursos que eu encontrei no Super Vídeo Aulas e que me fizeram sair do zero e aprender de verdade a produção de áudio:

Aprendi muito sobre o REAPER

Curso Reaper Expert

Dentro desse curso havia também muita informação sobre essa DAW, o Reaper, 

que eu acabei definindo como a minha DAW. Antes, eu vivia perambulando entre um DAW e outra, o que me fazia perder mais tempo ainda. Comecei a fazer esse curso e as coisas foram acontecendo.

O conhecimento que eu tinha foi se encaixando e eu fui desenvolvendo as minhas mixagens de outra maneira. Hoje eu faço as comparações com outras mixes e percebo que já não estou tão longe de ter um bom ou ótimo resultado no meu trabalho.

Mas também percebi que perdi muito tempo achando que poderia aprender somente com os vídeos e apostilas grátis.

Existem muitos bons vídeos grátis na internet com ótimas dicas de pessoas que se dedicam a ajudar quem precisa e eu sou muito grato a todos aqueles com quem aprendi técnicas e truques.

Porém dicas são apenas dicas e a gente não pode construir uma base forte somente com as dicas dos profissionais.

É preciso implantar um bom método de trabalho…

que nos possibilite alcançar os resultados que desejamos. O caminho é fazer um bom curso com um bom profissional que já conheça as manhas e que saiba transmitir clara e consistentemente o conhecimento necessário.

Existem muitos cursos por aí que são muito bons e você pode encontrar diversos na internet. É só fazer uma boa pesquisa no Google.

Eu indico  ESSES CURSOS porque funcionaram muito bem pra mim.

super vídeo aulas

Bom espero que tenham gostado da minha dica.de hoje.

Se gostou ou não gostou, eu peço que poste o seu comentário neste post dizendo o que você achou e se ficou com alguma dúvida ou quiser dar alguma sugestão para uma próxima postagem, escreva no espaço no final do post para que eu possa te responder.

Grande abraço!

Se está gostando do conteúdo deste blog, faça a inscrição em nossa newsletter para receber atualizações e dicas exclusivas de produção de áudio em home studio.

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

5 Comentários

  1. Fico feliz em saber que existe pessoas dispostas a ajudar o próximo. A questão não é so dinheiro, oque deveria ser pago e o que não deveria! A questão é que as pessoas dependem também de custos, pq tudo se move nisso. A verdade é que mesmo com boa vontade na da pra bancar tudo… E sozinho. Sei pq faço projetos com criançada de hip hop e sei o quanto é difícil mesmo com a boa vontade. Parabéns a todos pela iniciativa. Tenho um homestudio em casa e vou fazer o curso com vcs

  2. Valeu Weverton. Conte sempre com este blog e qundo quiser exclarecer dúvidas é só dar um toque que se eu puder ajudar eu te respondo com o maior prazer. Esteja sempre aqui. Obrigado pelo comentário e sucesso no seu trabalho

  3. Bacana Weverton. saiba que pode contar com este blog para tirar dúvidas, dar opiniões e sugestões e também pode divulgar seu trabalho se quiser. Um grande abraço.

  4. Pedro Fattori

    Sandro, que bom que encontrei seu blog, estou pensando em começar o mixagem no reaper e estava exatamente com as mesmas duvidas. Bom contar com a opinião de quem já fez. Obrigado por dar esse feedback do curso. 😉

  5. Marco Souza

    Engraçado que ao ler seu texto, ele se aplica perfeitamente a minha realidade. Ja investi uma grana em interface de audio, microfones etc e por último um par de monitores. Mas, o resultado nao chega, pois fico apenas nas dicas. Pra piorar a situação aqui em minha cidade nao tem um curso para mixagem, gravação, produção de audio. Paguei um cursa desses on line, que o cara faz o maior comercial, depois que você se inscreve faz uma pergunta o mesmo demora um mes pra responder! Ja pensei em largar tudo pra la, porem e como tu dizes foi muito dinheiro gasto, nao dar pra voltar mais! Uma hora dessas encontro um curso de verdade também e serei feliz!
    A o curso que mencionei e o Artsom Estudio Danilo Gustavo. Deixa a desejar muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.