Compressor Valvulado; saiba como usar o tube compressor em suas produções

O Tube Compressor é um compressor valvulado

Neste artigo vamos ver o que é e quando usar o compressor valvulado (tube Compressor) nas nossas produções, seja na mixagem ou masterização

Leia o artigo até o fim e veja uma dica especial para aprender a usar todos os tipos de compressores de áudio

Dúvidas sobre qual tipo de compressor usar?

tube compressor

Quando estamos começando a usar compressores, a nossa maior dúvida, depois de ter aprendido a trabalhar com seus parâmetros, é saber qual tipo de compressor usar em qual situação pois existem tipos diferentes de compressor e que atuam de maneira diferente uns dos outros.

Eu também tive esse problema durante muito tempo e confesso a você que somente agora consegui desvendar o segredo do funcionamento de todos os tipos de compressores e pode crer que isso fez uma grande diferença no meu  som e na maneira como eu via os compressores.

E é isso que estou compartilhando com você nesta série de artigos sobre tipos de compressores.

Hoje vou falar do terceiro tipo de compressor de áudio que eu aprendi, o Tube compressor

Tube Compressor (Compressor Valvulado)

compressor valvulado

O Tube compressor é um compressor valvulado e diferente de alguns compressores óticos que possuem válvulas no seus circuitos mas que não influem na compressão, no Tube Compressor , a compressão acontece dentro da válvula.

O Attack e Release deste tipo de compressor é mais lento e o Ratio varia de acordo com a intensidade de som que entra no compressor. Quanto mais som entrar mais forte será o Ratio e a compressão.

Devido ao fato desses compressores serem mais lentos, eles não são bons para controlar picos pois quando a compressão começa a funcionar possivelmente alguns picos já terão passado sem que o compressor pudesse acompanhar a velocidade mais rápida de alguns transientes.

Quando  usar o compressor valvulado?

Podemos usar esse tipo de compressor quando se quer nivelar a música como um todo ou quando se quer dar uma aquecida no som. Suas válvulas vão fazer com que o som fique mais encorpado, mais quente,

Quando por exemplo você tiver um instrumento qualquer que esteja com um som mais fraco, mais magro, você pode colocar um tube compressor para comprimir todas as frequências do instrumento encorpando o som.

Quando não usar o compressor valvulado?

Quando a intenção for conter os picos, o compressor valvulado não é o mais indicado por ser lento como já foi dito acima e também quando se quer dar punch na música porque ele tende a suavizar os ataques da música.

Vimos até aqui três tipos de compressores que podem ser usados na mixagem e também na captação do áudio. Sim também podemos usar compressor na captação do áudio.

Exemplos de compressor valvulado

compressor valvulado

Outros tipos de compressor de áudio

Este é o terceiro artigo de uma série de quatro sobre os tipos de compressor de áudio. Não deixe de ler também os outros 3 artigos.

No primeiro você vai ler sobre o VCA Compressor, o mais comum dos compressores encontrados em home studio. A característica desse tipo de compressor é o controle de picos mas sem afetar o som, ou seja é transparente.

No segundo artigo da série eu falo sobre o Opto Compressor ou compressor ótico, um tipo de compressor suave que trabalha com a média do som que passa por ele. Excelente para colocar num Bus Track,

No quarto e último artigo da série você vai ver o FET Compressor que ao contrário dos compressores transparentes, afeta o som com mais punch e calor

 

Aprenda a usar corretamente os tipos de compressores de áudio

Não esqueça que o principal fator que possibilita um melhor aprendizado e aproveitamento em suas mixagens, é dominar completamento o uso das ferramentas do áudio. Se quiser aprender a dominar completamento todos os tipos de compressor de áudio na mixagem e masterização, é fundamental adquirir todo o conhecimento necessário.

Vou deixar aqui embaixo uma dica muito especial pra você que quer ir muito mais além nos seus conhecimentos sobre o uso correto dos compressores e suas melhores aplicações na produção de áudio.


Quero Ver Essa Dica!

Hoje em dia é muito fácil saber o que os grandes mestres da produção musical fazem em seus estúdios.

Basta encontrar o caminho e colocar a mão na massa.

Se gostou desse artigo, não esqueça de deixar um comentário pois é muito importante saber a sua opinião sobre o blog e sobre os artigos. Seja sincero sempre. Compartilhe e ajude espalhar este conteúdo. É uma forma de ajudar a crescer e produzir novos artigos.

Obrigado e um grande abraço!

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

1 Comentário

  1. Carlos Zampieri

    Gostei bastante da sua série sobre os 4 tipos diferentes de compressores e suas funcionalidades. Produzo a um tempo e ainda hoje é difícil encontrar um material sobre o assunto da forma como foi abordado. Muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.