Como Usar o EQ Na Mixagem

Quando começamos a mixar sempre vem a pergunta: Como e quando equalizar um instrumento e a voz?

A minha primeira sugestão a esse respeito é que você antes de começar a equalizar cada instrumento, faça uma mixagem rápida, usando apenas os faders da sua DAW

Ou melhor não mexa nos faders, vá direto ao botão de ganho de cada track e abaixe os volumes totalmente e depois vem levantando instrumento por instrumento até chegar a um nível em que não esteja clipando nem na track e nem no master fader

No Reaper você pode habilitar o botão “item volume knob” para que apareça um botãozinho de volume direto nos takes ou itens gravados.

Vá em Preferences>Options>Appearance>Media e marque a opção “iten volume knob” como está na figura abaixo.

iten volume knob

 

Depois disso o botão ficará visível em cada item que for criado no projeto

2

Comece aumentando o volume do bumbo até uma altura onde ele fique com um bom volume sem clipar. Depois faça o mesmo com o baixo e com a voz. Vá aumentando o volume dos outros instrumentos de acordo com o volumes que já foram aumentados fazendo uma mixagem rápida ate que você já tenha a música soando com os volumes já na posição certa. Não esqueça de inspecionar o master fader e o meter de cada track para se certificar que não tem nada clipando.

Com esta manobra você já vai ter uma boa ideia de como é a música e agora sim já dá pra ir colocando um equalizador em cada instrumento.

Este primeiro equalizador será para cortar as frequências que não serão utilizadas nos instrumentos. Esse processo é chamado de limpeza porque vamos fazer cortes de frequências para que sejam liberadas áreas que serão usadas em outros instrumentos.

Como usar o equalizador na mixagem

Vamos então começar a equalizar o bumbo:

Insira um equalizador na track do bumbo, de preferência um que já venha com analisador de frequências. O ReaEQ do Reaper já vem com analisador. Se você não usa o Reaper, você pode optar pelo FabFilter Pro Q ou então colocar um analisador na Master da sua DAW para acompanhar todas as tracks sem ter que inserir um em cada uma delas.

ReaEQ para quem é usuário do Reaper. Já vem com analisador de frequência

ReaEQ com analisador de frequências

Equalizador FabFilter Pro Q já vem com analisador de frequências

3

Se não quiser usar nem o Reaper e nem o FabFilter, poderá usar qualquer outro equalizador e um analisador no master para analisar todas as tracks.

Pode ser o Paz Analyser da Waves ou o Span da Voxengo. Dois ótimos analisadores

Como usar o equalizador na mixagem

Use esta tabela como ponto de partida

Verifique a tabela abaixo e vá fazendo essa limpeza em blocos. Comece pelo bumbo e baixo. e depois todas as outras peças da bateria. Depois vá para a voz e violões ou guitarras e depois os teclados. Vá juntando todas as tracks procurando perceber se tudo está aparecendo na música.tabela - idaudiotabelaVocê deve usar esta tabela como ponto de partida porque cada música é diferente e cada estilo é diferente. Em primeiro lugar tem que colocar o ouvido pra funcionar e só conferir se está certo com o analisador porque pode ocorrer de você perceber frequências que não estão apontando no analisador. Isso acontece quando há defeitos de acústica na sala. Procure se certificar sempre com um fone de ouvido de boa qualidade.

Como usar o equalizador na mixagem

Vou dar um exemplo de como trabalhar em bloco

Primeiro insira um equalizador do bumbo e outro no baixo. Pões os dois pra tocar e ouça em primeiro lugar para tentar perceber os dois instrumentos tocando juntos. Agora preste atenção no analisador de frequência e veja qual frequência você precisa cortar

Lembre-se em primeiro lugar ouça, use a tabela como ponto de partida e o analisador para se certificar

3 (2)

eq bumbo

3 (3)

 

eq baixo

Vá fazendo isso até completar todos os instrumentos mas sempre seguindo a regra de ouvir primeiro para depois equalizar. Esse primeiro processo é chamado de limpeza. Em um próximo artigo eu vou falar de como usar o equalizador para mover os objetos da mixagem colocando eles mais acima ou mais abaixo.

Se você gostou deste post por favor deixe o seu comentário que eu considero muito importante. Você poderia também colocar alguma dúvida ou sugestão nos comentários para que eu responda ou anote para um próximo post.

Um grande abraço e continue visitando nossas postagens.

Saiba muito mais sobre equalização clicando no botão abaixo

 

 

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

7 Comentários

  1. Hage

    Parabéns pelas dicas de equalização e limpeza na primeira fase da mixagem! Gostaria que pudesse explicar um pouco sobre a mixagem em música eletrônica. É diferente?

    Um abraço!

  2. José Braga

    Muito bom Sandro !Parabéns por este excelente trabalho.

  3. Obrigado José Braga pela sua sua participação e incentivo. Muito bom saber que você está gostando do conteúdo deste blog. Continue sempre participando e nos acompanhando. Abraço amigão.

  4. Hage eu nunca trabalhei com música eletrônica mas acredito que muitos loops e batidas já venham com uma considerável limpeza, então não seria tão necessário uma limpez como a que fizemos em instrumentos que foram gravados em nossas próprias salas, mas acredito que alguma ou outra limpezinha deve ser feita apenas no sentido de abrir espaço para outros instrumentos ou sequências. Seria bom você fazer uma boa pesquisa sobre esse assunto pois eu não poderia te dar uma informação firme já que nunca trabalhei com música eletrônica. Um grande abraço e obrigado por participar amigo.

  5. GEDIR TRINDADE

    QUE MARAVILHA ESSAS DICAS SANDRO…. ESPERO QUE FALE MAIS SOBRE MIXAGEM… PASSANDO PARA NÓS UM POUCO DE SUA GRANDE EXPERIENCIA..! VLW

  6. Obrigado Gedir Trindade. Pode ter certeza que sim. Irei aos poucos passando tudo aquilo que aprendo para os amigos visitantes deste blog. Seja muito bem vindo sempre.

  7. Bruno Vieira da Silva

    Gostei bastante. Essas informações estão me ajudando a dar passos mais largos em relação ao pouco que conhecia de equalização. Deus abençoe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.