Como instalar o REAPER

Olá neste artigo vou mostrar como instalar o REAPER em seu Home Studio para trabalhar em  produção musical em seu home studio. .

Leia o artigo completo e no final, assista o vídeo e depois veja uma dica super bacana de como você pode dominar completamente o uso desta DAW

O REAPER é uma Digital Audio Worstation (DAW)

como instalar o reaper

A denominação e a sigla DAW quer dizer em português;Estação de Trabalho em Áudio Digital ou seja um ambiente onde o produtor de áudio pode trabalhar usando o sistema digital dos computadores para manipulação do áudio.

Para gravar áudio digital, usamos uma interface de áudio que é um hardware que se comunica com a DAW fazendo a conversão do áudio analógico para o digital e vice versa possibilitando que se trabalhe na edição e mixagem digitalmente.

Como funciona a DAW

A maioria da DAW trabalham quase que da mesma forma, possuem plugins nativos (softwares de manipulação) que já vem com a sua instalação e diversas ferramentas para a edição de áudio.

Algumas já possuem instrumentos virtuais que são tocados com um teclado controlador MIDI.

Mas também é possível acrescentar à qualquer DAW plugins e instrumentos virtuais fabricados por outras marcas como Waves, Nomad Factory e Native Instruments por exemplo.

Instalação da DAW

Os grandes fabricantes de DAW sempre colocam à disposição dos usuários uma versão Free limitada ou por tempo limitado para que as pessoas possam testas e aprovar seu produtos antes de comprar.

O REAPER é diferente pois a Cockos americana que desenvolve esta DAW, disponibiliza a versão completa e sem tempo limite de uso e não força o usuário a comprar o produto permitindo que qualquer pessoa baixe o software e o uso por tempo indeterminado e dá a oportunidade para que ele decida se quer pagar ou não.

Isso fez que no princípio muita gente procurasse o REAPER simplesmente porque não podia pagar o alto preço das principais DAWs do mercado.

Só que muita dessas pessoas gostaram tanto do REAPER que resolveram ficar com ele definitivamente e até fizeram questão de pagar a licença por encontrarem uma DAW muito melhor para trabalhar.

Não quero dizer que o REAPER é melhor porque faz mais do que as outras pois toda DAW é capaz de fazer tudo em matéria de produção de áudio, mas a maneira de trabalhar com o REAPER é que é melhor.

Para saber do que eu estou falando, eu sugiro que você baixe o REAPER  e teste toda a sua capacidade.

Para baixar o REAPER, >>CLIQUE AQUI e escolha a versão correspondente ao seu sistema operacional

LEIA AQUI um outro artigo sobre como gravar áudio em seu home studio com o REAPER

Usar e gostar do REAPER

Depois de saber como instalar o REAPER instalado e pronto para o uso, é só começar a gravar e editar no REAPER pra você conferir a facilidade e o melhoramento do fluxo de trabalho.

Você vai descobrir que com o REAPER você tem um grande poder de customização.

Vai descobrir o incrível poder de compatibilidade com plugins e instrumentos virtuais.

>>> Veja neste outro tópico, um vídeo com dicas do REAPER para iniciantes

Configuração com a a interface de áudio

COMO INSTALAR O REAPER

Depois de saber como instalar o REAPER em seu computador, você vai precisar configurá-lo com sua interface de áudio para fazer a comunicação dos canais de gravação com o computador e o REAPER

Se não tiver uma interface de áudio profissional e pretende começar a gravar com a placa interna do seu computador, vai precisar instalar o driver ASIO4ALL que é um driver de baixa latência

>>> LEIA ESTE OUTRO ARTIGO e saiba como configurar a sua interface de áudio no REAPER

Veja como instalar o REAPER neste vídeo

Se você gostou do REAPER e quer dominar todas as suas funções, clica no link abaixo para ver uma dica super especial

>>Dica especial para aprender a dominar o REAPER

Assista uma aula grátis pra começar a dar os primeiros passos no REAPER

Espero que tenha gostado do artigo

Deixe o seu comentário dizendo o que você acho e compartilhe com seus amigos para colaborar com o crescimento do blog. Assim você estará semeando mais conteúdo para o futuro

Inscreva-se na nossa newletter e receba em seu e-mail as atualizações e dicas exclusivas

 

Grande abraço!

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.