Como Gravar Jingle no REAPER? Trilha Guia

Você quer aprender como gravar Jingle no REAPER?

Leia o artigo até o fim e veja o vídeo onde eu começo pela trilha guia.

A trilha guia será a primeira coisa a ser gravada no projeto.e que, como o nome diz, servirá de guia para o restante do projeto. Todas as faixas seguirão o tempo e a afinação da trilha guia. Por isso devemos acertar o andamento (tempo da música) e a afinação correta do instrumento que acompanhará a voz ou a melodia. Mas antes de tudo vamos ter que configurar a interface de áudio no REAPER para extrairmos a melhor qualidade na gravação.

Como gravar jingle no REAPER?

Para ajustar o andamento da música vamos usar um recurso muito especial no REAPER que é o Tap Tempo que você visualiza posicionando o ponteiro do mouse em cima do indicador BPM na barra Transport .

TAP TEMPO

Para saber qual é o tempo de andamento podemos cantarolar a música e acompanhar com o mouse

clicando em Tap Tempo como se estivéssemos marcando o compasso. Fazendo isso durante o primeiro compasso já é o suficiente para termos aproximadamente o tempo da música no BPM que queremos que ela toque. Pode ser que fique um pouco pra mais ou pra menos. Aí é só ir ajustando, digitando um valor mais próximo do que foi apresentado, até encontrar um BPM adequado para o andamento da música. Depois é só ativar o metrônomo que ele já vai estar certinho no tempo marcando os compassos do andamento.

Quer saber como criar um template de bateria no REAPER?  Leia este artigo

Com o violão ou teclado no tom da música, nós já podemos criar uma track de áudio,

armar para a gravação e ensaiar um pouco com o metrônomo. Depois é só apertar o REC e gravar a faixa.Detalhe: Na minha gravação de trilha guia, eu criei apenas uma track para gravar violão e voz. Isso porque eu usei um microfone condensador que captou perfeitamente as duas fontes de áudio. Mas se você for gravar usando um teclado ou uma guitarra, você pode criar uma track para a voz e outra para o instrumento. Grave quantas vezes for necessário para que a trilha guia fique no tom e no andamento corretos pois a partir dessa trilha é que vão ser gravados os outros instrumentos:

Veja o vídeo abaixo para ver tudo isso na prática

 

Espero ter te ajudado nessa questão de trilha guia. primeiro vídeo da série como gravar jingle no REAPER.

Fique ligado neste blog pois continuaremos gravando esse jingle até o final.No próximo post sobre esse assunto, eu vou mostrar como criar uma track de bateria e salvar como track template para que toda vez que você for criar um projeto, você possa inserir uma track de bateria já com tudo configurado.

Se gostou dessa dica, eu peço que deixe o seu comentário e compartilhe com seus amigos. Isso irá ajudar esse blog a criar muito mais conteúdo pra você que quer trabalhar com produção de áudio.

Quer saber mais dicas de produção de áudio Assine a Nossa Newsletter para receber as atualizações diretamente em seu email

Abraço amigão. Até a próxima.

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.