Como aprender a equalizar corretamente suas mixagens e masterizações

Como aprender a equalizar corretamente?

Neste artigo vou dar uma dica legal de como aprender a equalizar corretamente suas mixagens e masterizações em home studio com quem conhece todos os segredos.

Leia este artigo até o final e descubra os segredos da equalização de áudio em home studio que os grandes mestres usam em suas mixagens.

Equalizar parece simples mas eu me complico

como aprender a equalizarQuando estamos começando a trabalhar em produções e nos deparamos com as ferramentas do áudio, a impressão que dá é que é só ter alguns conhecimentos básicos sobre os plugins e depois é só usar o ouvido e bom senso para melhorar o som.

Pelo menos foi assim comigo.

Aí nós começamos a produzir e percebemos que o nosso áudio não está nem parecido com aquele que gostamos e que parece ser muito profissional. O som dos outros parece estar bem melhor né?

Pois é mas o que não sabemos é que não basta só aprender as noções básicas principalmente quando o assunto é equalização de uma mix com vários instrumentos tocando ao mesmo tempo..

É preciso ter um conjunto de conhecimentos como domínio da ferramenta, sonoridades, frequências, campos harmônicos, mascaramento, posicionamento estéreo e outros fatores que precisamos conhecer para realizar um trabalho bom o bastante para chamar a atenção de novos clientes.

Eu perdi muito tempo tentando aprender tudo isso

como aprender a equalizarQuando comecei a produzir áudio e quis aprender sozinho pois achava que era desnecessário gastar dinheiro com cursos já que haviam milhares de vídeo aulas grátis no Youtube.

Pois é, eu ia lá e aprendia diversas coisas legais, visto que tem muitos vídeos bons ensinando técnica disso e daquilo e algumas receitinhas que podemos aprender fácil, mas esse conhecimento grátis apesar de ajudar bastante em alguns casos, na verdade me atrapalhou bastante quando a questão era aprender o começo de tudo.

Digo isso porque eu costumava encarar os vídeos como aulas de pessoas que entendiam do assunto e como eu não entendia nada, qualquer pingo era letra e era aí que eu me ferrava.

Com o tempo que gastei no Youtube garimpando vídeos e esperando por novas postagens daqueles que realmente eram bons, eu poderia ter aprendido tudo em um tempo bem menor e de maneira mais eficaz.

Quando me dei conta disso eu procurei alguns cursos em minha região e até fiz um presencial em Pelotas que é uma cidade vizinha da minha mas não aprendi nada neste curso pois durou apenas um dia e o instrutor só falava de uma mesa digital da Yamaha que ele usava e que ninguém conhecia ainda. Dinheiro gasto à toa.

Hoje graças a Deus está tudo diferente pois podemos aprender em casa mesmo e com os melhores instrutores através da internet.

Em um desses cursos online eu aprendi muito mais em muito pouco tempo pois o ensinamento veio passo à passo e eu pude organizar todo o conhecimento em minha cabeça.

Se você leu os artigos sobre equalização que eu escrevi neste blog, já deve ter notado que conheço bastante coisa.

Veja aqui onde eu aprendi tudo o que sei e que está ao seu alcance também

Equalização corretiva e artística

Uma das coisas que aprendi foi que existem dois momentos dentro da produção musical para se usar o equalizador:

No primeiro momento usamos um equalizador para fazer a correção do som que foi captado em salas que não possuem a acústica perfeita dos grandes estúdios.

Geralmente essas salas produzem alguns reforços de frequências que causam ressonâncias e excessos em algumas regiões como os graves por exemplo e também a carência em outras frequências.

Então usamos o equalizador para amenizar esses problemas e corrigir o som filtrando as frequências indesejadas de cada instrumento.

Esse trabalho é chamado de equalização corretiva e é feito individualmente em cada track

Num segundo momento após toda a limpeza e o uso do processamentos de dinâmica como o gate e o compressor, nós usamos novamente o equalizador para equilibrar o som de todos os instrumentos, determinando um espaço na mix para cada um, buscando evitar o mascaramento nas regiões importantes como o corpo e presença.

Esse trabalho é chamado de equalização artística pois com ela é que vamos criar a perspectiva e a emoção da música.

Quer aprender de verdade? siga este conselho

Se você quer realmente aprender a equalizar, você deve imediatamente acessar um bom curso, seja presencial ou online mas certifique-se sempre que o curso é bom mesmo pois há muita gente por aí lançando cursos e treinamentos que ensinam apenas o básico.

Se for escolher um curso, que seja um que você tenha certeza que aprenderá não só o básico mas tudo o que há sobre o assunto.

Eu já vi vários na internet mas um que me chamou a atenção por ter muitos comentários e elogios foi o curso Fórmula de Mixagem do Jorge Araújo.

Comecei então a ver os vídeos e lives do Jorge no Youtube e percebi que ali ele já estava passando conteúdo de alto valor e aí pensei: “Se aqui tá bom imagina no curso!

Imediatamente passei a aprender com ele e não me arrependi pois não se trata apenas de conhecer as ferramentas de mixagem mas sim de se aprofundar em conceitos avançadíssimos usados pelos grandes mestres.

Não espere mais, clique aqui e veja como você pode aprender a equalizar suas mixagens como um mestre

Tome essa decisão também

 

Então a minha sugestão é que você tome essa decisão também de ingressar neste ou em outro curso qualquer de mixagem ou equalização.

Eu recomendo o Fórmula de Mixagem porque eu conheço e sei que funciona de verdade.

Você pode optar pelo curso completo do Fórmula de Mixagem com todos os seus módulos: equalização, dinâmica, criação de efeitos, mixagem com sessões multiracks e ainda ter acesso a todos os bônus com cursos do Melodyne, Plugins SSL e acesso a fórun e grupo secreto

Mas se preferir também tem a opção de ingressar somente no módulo sobre equalização e frequências.

Vou deixar aqui embaixo os dois links pra você escolher mas não demore muito a se decidir pois de tempos em tempos quando o número de alunos está muito elevado, as inscrições são encerradas para que os alunos tenham um suporte de qualidade.

 

 

 

 Acesso completo ao Fórmula de Mixagem em todos os módulos (recomendado)

Se por acaso as inscrições já estiverem encerradas, digite seu nome e e-mail na lista de espera e você será avisado quando reabrirem as novas vagas.

De qualquer forma espero que você tome a melhor decisão que é o investimento em conhecimento pois não adianta ter bons equipamentos se não souber usá-los com produtividade.

Espero que tenha gostado desta dica!

Se gostou deixe um breve comentário e compartilhe com seus amigos para incentivar a criação de novos conteúdos como este.

Abraço!

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.