8 Passos Para Produzir Com o REAPER (E-Book Grátis)

É com imenso prazer que anuncio este meu primeiro E-Book com os 8 Passos Para Produzir Com o REAPER.

Leia o artigo completo e no final veja um vídeo complementar

Qual o objetivo deste E-Book?

Escrevi este E-Book para passar adiante as informações que obtive em quase 5 anos que montei meu home studio e ele serve justamente para tentar guiar os passos de quem está começando a trabalhar com home studio.

No início quando comecei a aprender sobre o áudio, minha cabeça estava cheia de dúvidas e eu procurava entender tudo ao mesmo tempo vendo vídeos no YouTube e artigos na internet.

As informações me chegavam com muita facilidade.

Era digitar uma dúvida que logo aparecia um vídeo ou um artigo.

Porém muitas vezes, eu tinha dificuldade de entender algo, justamente porque me faltavam informações básicas sobre a produção de áudio.

Por isso com esse e-book, eu busco criar um guia para o aprendizado do iniciante.

E é exatamente o que me faltou no início e me fez ficar perambulando em sites e canais aprendendo tudo desordenadamente

Isso fez com que eu perdesse muito mais tempo aprendendo do que realmente fazendo algo de produtivo.

Com os 8 passos para produzir com o REAPER, eu quero fazer com que o iniciante aprenda desde o início, no primeiro e o segundo degrau, e não pular para o quinto sem ter aquela base necessária para se aprender mais rápido.

>>> Faça o Download do e-book agora! É Grátis!

Porque escolhi o REAPER?

Escolhi o REAPER para trabalhar com este e-book por três razões:

Primeiro: porque é uma ferramenta muito completa e na minha opinião a melhor para trabalhar com o tipo de trabalho que eu produzo.

Além do mais está sendo considerada no mundo todo como uma das melhores D.A.W que existe;

Segundo: é uma D.A.W acessível a todos pois para obtê-la, é só ir no site do seu desenvolvedor Cockos, baixar e instalar, sem ter que pagar de cara a sua licença.

Você tem um período ilimitado para usar e testar à vontade sem precisar crackear a licença. Então todos podem ter o REAPER e

Terceiro: porque é uma ferramenta muito leve que consome muito pouco do sistema.

Geralmente quem está começando, ainda não possui a melhor máquina e com o REAPER não terá muitas dores de cabeça durante as produções.

Resumo do 8 Passos Para Produzir Com o REAPER

Confira agora um resumo dos 8 Passos Para Produzir Com o REAPER que você vai encontrar neste e-book:

Passo 1: Download e instalação do REAPER

O primeiro passo para produzir em home studio é ter uma D.A.W instalada no computador.

E o passo 1 vai te guiar em todo esse trabalho para fazer o download do arquivo correspondente ao sistema operacional que você usa em seu computador e a instalação passo a passo com todos os detalhes.

Passo 2: Configuração da interface de áudio no REAPER.

Ter uma interface de áudio profissional [e extremamente recomendável desde o início,

Mesmo que você esteja apenas começando, procure adquirir uma boa interface pra ir logo se acostumando com as melhores formas de se gravar e produzir com alta qualidade.

Mas se você não tiver como adquirir um poderá começar seus estudos com a placa interna do PC mesmo sabendo que não terá o mínimo de qualidade para uma produção profissional.

Neste capítulo, você vai ver como configurar uma interface da Focusrite, a Scarlett 2i2, muito popular em home studio.

Mas claro se a sua for de outro fabricante, você poderá seguir os passos descritos neste passo para qualquer outro modelo de interface de áudio e também para uma placa comum.

Passo 3: Gravação de áudio:

A gravação do áudio é a primeira coisa que a gente quer fazer: gravar uma voz, um violão é muito interessante e no início a gente ainda não sabe o básico.

Então neste passo você vai ver algumas dicas muito simples e eficientes de gravar áudio no REAPER.

Passo 4: Sequenciamento MIDI – Instrumentos virtuais.

Em home studio é muito difícil ter alguns instrumentos que os grandes estúdios tem como uma bateria ou um piano de cauda.

As vezes também fica inviável ter um instrumentista com instrumento mais raro como um harpista, saxofonista, violinista, flautista etc…

O jeito então é se virar com instrumentos virtuais que são softwares baseados no uso de samples (amostras) de instrumentos reais que podemos sequenciar com a ajuda de um sequencer (chamado controlador MIDI).

MIDI é a forma de gravarmos informações em nossa D.A.W quer serão tocadas pela amostra do instrumento que tiversmos selecionado em nosso software chamado de VSTi.

Hoje em dia existem muitos VSTi de instrumentos com uma realidade fantástica.

Passo 5: Edição.

A edição do áudio começa depois de todos os instrumentos devidamente gravados.

É onde fizemos cortes nos itens, escolhemos os melhores takes de uma gravação, separamos, cortamos, colamos ou copiamos, deixando tudo no seu lugarzinho syncado no tempo da música.

Passo 6: Mixagem

A mixagem é o momento de fazermos a música ficar redondinha com todos os instrumentos colocados em seus planos dentro de um contexto.usando ferramentas para lapidar o som em 4 dimensões

As 4 dimensões do áudio são: altura, largura, profundidade e tempo.

Neste E-book , você vai ver como funcionam as ferramentas que utilizamos para mixar: equalizador, compressor, gate, limiter, reverb e delay,

Passo 7: Pré masterização (Finalização)

Esse passo é também chamado de masterização mas termo exato pra se usar será pré masterização ou finalização de uma produção de áudio.

Consiste em usar algumas ferramentas para trazer equilíbrio e mais volume para dar mais qualidade.

Em meu home studio, eu produzo áudio para publicidade.

Eu gravo locuções e produzo peça publicitárias como spots, jingles, vinhetas e programas de rádio.

Portanto eu mesmo faço a finalização do meu trabalho seguindo alguns critérios que eu mesmo estabeleci para esse tipo de trabalho.

Na produção musical esse trabalho seria bem mais complexo.

Geralmente é feito por profissionais especializados e com longos anos de experiência em masterizar CDs para o mercado profissional.

Mas também podemos dar uns toques em nossas próprias músicas a título de estudo não é mesmo?

Passo 8: Audição crítica

Eu costumo dizer que nenhum curso vai te ensinar a mixar de verdade pois um bom mixador tem que usar o seu ouvido e o seu gosto musical para mixar bem.

Ter milhares de referências pode ajudar muito em diversos tipos de mixagem.

Por isso é muito importante ouvir música com senso crítico tanto no sentido estético como técnico.

E quando digo crítica não estou me referindo a classificar os trabalhos, mas no sentido de ouvir a música percebendo a função de cada instrumento, o seu comportamento ao longo do tempo e o espaço que ele ocupa na música.

Nos cursos de mixagem a gente só aprende como organizar as informações que temos gravadas em nossos ouvidos.

Então o conselho que dou a todos os aspirantes a produtores é ouvir música com sentido da audição bem apurado concentrando-se em detalhes de toda sorte.

>>> Baixe o E-Book e abra meus E-mails

Quando você clicar no botão de download deste e-book, vou te pedir para preencher um formulário com seu nome e e-mail para que eu possa enviar o meu e-book para a sua caixa de entrada.

E para completar o cadastro e receber o e-book, terá que clicar num botão para confirmação do seu cadastro em meu blog porque você irá receber e-mails frequentes de meu blog com atualizações, dicas e recomendações para que você aprenda de forma rápida e adequada cada um dois 8 passos descritos acima.

Mas fique tranquilo pois seu e-mail estará totalmente seguro neste blog e não será fornecida a terceiros.

E você ainda terá a oportunidade de descadastrar caso minhas dicas não sejam mais convenientes pra você.
/>

Veja o vídeo

Espero que acompanhe esse meu trabalho por muito tempo e que possa te ajudar a se tornar o produtor que você deseja ser.

Sempre que você puder, deixe um comentário nas páginas que eu for te mostrando para que possamos formas uma bela comunidade aqui em nosso blog discutindo áudio e aprendendo uns com os outros.

Agora faça o Download do e-book clicando na imagem abaixo ou no sidebar.

Deixe seu comentário sobre esse artigo.

Músico, produtor e criador do blog idaudio.com.br com o intuíto de compartilhar conhecimentos e dicas com quem está na mesma estrada afim de que todos possam crescer como profissionais, realizando seus maiores sonhos.

1 Comentário

  1. Anônimo

    Material muito bom e bem didático….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.